quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Contra oposição, Mulheres Classistas se preparam em defesa do Brasil

24 de fevereiro de 2015, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Joanne Mota, da Rádio Vermelho

 

Contra oposição, Mulheres Classistas se preparam em defesa do Brasil


A luta política em curso convoca todos os setores da sociedade para garantir que o Brasil siga no rumo das mudanças e as mulheres trabalhadoras estão alertas à luta em curso. A Rádio Vermelho foi ouvir a opinião da secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Ivânia Pereira, que fez importante reflexão sobre a atual conjuntura e os desafios das trabalhadoras e trabalhadores neste ano de 2015.

Durante a entrevista, a dirigente falou sobre a atual composição do Congresso Nacional e destacou que os trabalhadores perderam nas eleições de 2014. Tal derrota, esclareceu Ivânia, impactará no avanço das pautas dos trabalhadores, tendo em vista que a bancada oposicionista, que representa as elites, está maior e mais forte.

"Vimos reduzir uma bancada que já era minoritaria. E quando falamos de mulheres, os dados ainda são mais alarmantes", destacou. No entanto, Ivânia Pereira lembra que, mesmo menor, a bancada feminina que apoia um projeto de Brasil avançado e que valoriza as trabalhadoras e trabalhadores, faz muito barulho. E nós [ Movimento Social e Sindical] vamos garantir o respaldo e pressão social para que a luta no Congresso seja mais equilibrada", avisou.


E acrescentou: "A presidenta Dilma Rousseff tem o apoio das mulheres trabalhadoras. Estamos em luta e alertas na defesa dos direitos. Estamos prontas para ajudar no que for necessário, seja na construção de mecanismos para aperfeiçoar o governo, seja na luta pela defesa do projeto inaugurado em 2002".

Ao mandar recado para a oposição Ivânia Pereira destacou. "A vida das mulheres mudou com a presidenta Dilma". E citou como exemplo a categoria doméstica do país. "As domésticas do Brasil com Dilma são mulheres reconhecidas e respeitadas, não é mais aquela explorada e sem direitos dos governos tucanos. Nesse governo, foi reconhecido o direito um categoria outrora marginalizada por uma parcela preconceituosa da sociedade. É por avanço que lutamos e não será com um governo de elite que veremos mudanças como essa", avisou a dirigente.

Defesa dos direitos
Ivânia, que também é presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), reafirmou a luta contra a consórcio oposicionista, mas também sinalizou que o papel das mulheres é de se organizar e se mobilizar na defesa dos direitos conquistados e na luta pela ampliação desses direitos.

"Sabemos quem é o nosso inimigo. Organizadas, vamos luta para garantir que o governo Dilma Rousseff avance ainda mais nas mudanças implementadas desde 2002. Estamos preparadas para reguardar que a presidenta Dilma exerça seu governo e cumpra com os compromissos apresentados durante sua campanha", reafirmou.

Ela ainda acrescentou, "as mulheres estão em luta em defesa do Brasil, dos direitos e contra os setores que, historicamente, exploraram as riquezas e o trabalho de cada cidadã e cidadão".

Oposição destila seu veneno
A dirigente nacional da CTB também avaliou o quadro nacional e alertou sobre o veneno destilado todos os dias pela chamada mídia golpista. Segundo Ivânia Pereira a direita não se conformou com a derrota em 2014. "Eles tentam traduzir como vitória uma clara e significativa derrota. A presidenta foi eleita, de forma legitíma pelo povo e está aí para exercer seu mandato a partir da decisão da maioria dos brasileiros. Não admitiremos movimentos golpistas".

Ela ainda frisou: "Nós [mulheres e homens] precisamos estar a alertas. Precisamos saber interpretar o que a mídia conservadora transmite. É com o prisma da crítica que a CTB observa a conjuntura. Nossa Central, bem como as mulheres e homens que a constroem, está vigilante e sabe quem é o real inimigo. Estamos prontos para defender o Brasil, para defender o projeto que está ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras".


Ouça íntegra da entrevista na Rádio Vermelho...


Nenhum comentário: