sábado, 28 de fevereiro de 2015

Moçambique/FADM devem reforçar a paz e defender a unidade nacional - defende Ministro da Defesa

Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Salvador Ntumuke, apelou na quarta-feira, ao Estado Major-General e aos diversos comandos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para continuarem a trabalhar permanentemente no reforço da Paz, da Unidade Nacional e da autoridade do Estado ao longo do território nacional.

Falando na abertura oficial do Ano de Actividades Operacionais 2015, para as FADM, Salvador Ntumuke disse que esta medida é um dos desafios das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e que asua prossecução passa, necessariamente, por melhorar a gestão da componente operacional, tornando-a cada vez mais eficaz e eficiente, através da maximização dos programas de treino.

Defendeu, neste contexto, ser necessário continuar-se a apostar em programas concretos de aprontamento de forças, que possa conduzir ao pressuposto de treinar os efectivos.

“Este princípio orientador deve-nos fazer
reflectir sobre a forma como planificar e como devemos imprimir dinamismo as actividades de Treino Operacional para aproximá-lo ao realismo”, disse o general Ntumuke, acrescentando que em cada exercício “que realizamos ou participamos, tanto no quadro das actividades do Treino Operacional como no contexto das relações de cooperação com Forças Armadas de países amigos, temos que interiorizar as lições aprendidas, eliminar, progressivamente, as falhas e insuficiências, procurando melhorar sempre a qualidade daquilo que estamos a fazer e rentabilizar todo o esforço institucional que temos vindo a investir”.

“Só deste modo poderemos continuar a materializar o reforço da autoridade do Estado a que nos referimose que a Constituição nos confere a Missão”, disse.

O outro desafio apontado pelo titular da pasta da Defesa Nacional, não menos importante, é no sentido de as FADM continuarem preparados para, em face da época chuvosa em que o país ainda se encontra, prosseguirem com as actividades de mitigação dos riscos inerentes a situações actual e pós-cheias e inundações, apoiando pronta e oportunamente as populações sempre que necessário, como tem vindo a acontecer.

“Todos estes desafios vão exigir das FADM entrega, competência, capacidade e nobres valores a que sempre habituaram ao Povo”, lembrou o ministro da Defesa Nacional, apelando, por isso, a instituição, no seu conjunto, a trabalhar tendo comoprincipal foco a superação destes e de outros desafios, “para que possamos alcançar os resultados a que nos propomos no Ano Operacional que a partir de hoje (quarta-feira) inicia a sua marcha.

Formação e saúde militar
Ainda na sua intervenção, Salvador Ntumuke revelou que o seu ministério elegeu, como pilares para os próximos desafios, a Formação, Infra-estruturas, Logística e Saúde Militar para aprimorar a modernização das FADM.

“Estes pilares visam incentivar a Educação cívico-patriótica com o objectivo de elevar o espírito de sacrifício no cumprimento das nobres missões da defesa da Pátria Amada, respeitando o equipamento individual e colectivo e incrementar relações sãs entre militares e civis”, disse.

Ao agir assim, segundo ele, o ministério estará a materializar as orientações do Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS, que determinou a necessidade de se intensificar as acções de formação constante das Forças de Defesa e Segurança, resgatando no seu seio os mais altos valores patrióticos, éticos, deontológicos e brio profissional. O combate à criminalidade, em particular o crime organizado, será também implacável de modo a que qualquer cidadão, moçambicano ou estrangeiro, se sinta tranquilo e protegido.

A valorização do papel histórico dos veteranos da luta de libertação nacional e dos combatentes na defesa da soberania integridade territorial de Moçambique é outra das missões incumbidas às FDS pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, conforme lembrou Salvador Ntumuke.

“Caros oficiais, criemos fontes de inspiração, nos jovens militares, os nobres valores alicerçados na visão, na coragem e na determinação, seguindo exemplos dos Jovens de 25 de Setembro de 1964”, apelou ainda o ministro da Defesa Nacional.

O amor à Pátria
Salvador Ntumuke iniciou o seu discurso saudando o Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS, pelo elevado espírito de amor à Pátria, manutenção da Paz, consolidação da Unidade Nacional, para bem servir o Povo Moçambicano.

“Estes ensinamentos, disse ele, têm-nos granjeado, transmitindo a principal premissa para o cumprimento da missão que a Constituição da República nos acomete”, exortou.
Saudou, igualmente as FADM pelo seu engajamento no apoio e salvamento das vítimas de inundações e das cheias que se abateram no nosso país, com mais enfoque nas províncias da Zambézia e Nampula, causando dor e luto nas famílias moçambicanas.

“Bem-haja o vosso empenho”, reconheceu o general Ntumuke.

Num outro desenvolvimento, o ministro da defesa Nacional, manifestou o profundo pesar das FADM pela perda irreparável do grande Comandante, Tenete-General José Moiane, “a quem, solenemente, prestamos as devidas e merecidas honras fúnebres, no dia 23 do corrente mês. Paz à sua Alma”.

A cerimónia da abertura do Ano de Actividades Operacionais 2015, para as FADM decorreu sob o lema: Firmes no espírito de coesão e da Unidade Nacional e para o ministro de Defesa, foi ummomento para assumir o compromisso público por parte dos Comandantes militares,sobre aquilo que vão fazer ao longo do presente ano e o modo como esse compromisso se irá materializar em produto operacional nas suas unidades e nos órgãos sob o seu comando e direcção.

“A componente operacional assume um papel importante no cumprimento das missões perenes da defesa da soberania, integridade territorial e permite dotar às FADM de capacidades à altura dos interesses e necessidades do País”, recordou, defendendo neste contexto, que os indicadores operacionais que os Comandantes se comprometeram atingir, por via dos Termos de Compromisso ali assumidos, deverão traduzir-se em resultado do elevado estado de preparação e prontidão combativa, apresentando o aprumo militar, maior dedicação aos treinos para se atingir ao alvo com o primeiro tiro.

“Esses resultados devem consubstanciar no esforço colectivo que as FADM têm empreendido e manifestado na luta pela paz e consolidação da Unidade Nacional”, recomendou o governante.


Nenhum comentário: