28 novembro 2013, Carta Maior http://www.cartamaior.com.br (Brasil)
Já está em pleno curso uma nova corrida imperialista, entre as grandes potências, e um dos focos desta disputa é, mais uma vez, a própria África.
Ao incluir a
África dentro do seu “entorno estratégico”, e ao se propor aumentar sua
influência no continente africano, o Brasil precisa ter plena consciência que
está entrando num jogo de xadrez extremamente complicado. Porque já está em
pleno curso – na 2º década do século XXI - uma nova “corrida imperialista”,
entre as “grandes potências”, e um dos focos desta disputa é, mais uma
vez, a própria África. E não é impossível que as velhas e novas potências
envolvidas na disputa pelos recursos estratégicos da África, voltem a
cogitar da possibilidade de estabelecer novas formas maquiadas de controle
colonial sobre alguns países africanos, que eles mesmo criaram, depois da
IIº Guerra Mundial.
A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo: tem uma área de 30.221. 532 km2 e uma população de cerca de 1 bilhão de habitantes, 15% da população mundial. O continente
inclui a ilha de Madagascar, vários
arquipélagos , 9 territórios e 57 estados independentes. Os europeus chegaram à
costa africana e iniciaram seu comércio de escravos negros, no século XV e XVI,
mas foi só no século XIX, que as grandes potências europeias ocuparam e
impuseram sua dominação em todo continente, menos a Etiópia.A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo: tem uma área de 30.221. 532 km2 e uma população de cerca de 1 bilhão de habitantes, 15% da população mundial. O continente
A independência
africana, depois da II Guerra Mundial, despertou grandes expectativas com
relação aos seus novos governos de “libertação nacional” e seus projetos de
desenvolvimento. Este otimismo inicial, entretanto, foi atropelado por
sucessivos golpes e regimes militares, e pela crise econômica mundial que
atingiu todas as economias periféricas na década de 70, provocando prolongado
declínio da economia africana.
Na década de 90,
inclusive, se generalizou em alguns círculos a convicção de que a África seria
um continente “inviável” e marginal dentro do processo vitorioso da
globalização econômica. E de fato, naquela década, apenas 1% do fluxos dos
Investimentos Diretos Estrangeiros, de todo o mundo, foram destinados aos 57
países africanos. Depois de 2001, entretanto, a economia africana ressurgiu,
acompanhando o novo ciclo de expansão da economia mundial, igual como aconteceu
na América do Sul.
Esta mudança
radical da economia africana se deveu sobretudo ao impacto do crescimento
econômico da China e da Índia, que consumiam 14 % das exportações africanas, no
ano 2000, e hoje consomem 27%, igual que a Europa e os Estados Unidos, que
foram os antigos “donos” comerciais do continente. Na direção inversa, as
exportações asiáticas para a África vêm crescendo à uma taxa média de 18% ao
ano, junto com os investimentos diretos chineses e indianos, sobretudo em
energia, minérios e infra-estrutura.
Neste sentido,
não cabe mais duvida, devido ao volume e a velocidade dos acontecimentos: a
África é o hoje, o grande espaço de “acumulação primitiva” asiática, e uma das
principais fronteiras de expansão econômica e política, da China e da Índia.
O problema é que neste mesmo período, os Estados Unidos também aumentaram seu envolvimento militar e econômico africano, em nome do combate ao terrorismo, e da proteção dos seus interesses energéticos, sobretudo na região do “Chifre da África” e do Golfo da Guiné, que deverá estar cobrindo aproximadamente 25% das importações norte-americanas de petróleo, até 2015. E o mesmo aconteceu com a União Europeia, e em particular, com a França e a Grã Bretanha, que inclusive participaram, neste período, de intervenções militares diretas no território africano. E a própria Rússia tem intensificando seus acordos envolvendo venda de armas e alguns projetos bilionários de suprimento de gás para Europa, através da Itália, e do deserto do Saara.
A relação do Brasil com a África, durante quase todo o século XX, foi de estranhamento e submissão aos interesses das potências coloniais europeias, e à estratégia norte-americana da Guerra Fria. Foi só no início da década de 60 que esta posição mudou pela primeira vez, com a “politica externa independente”- PEI, dos governos de Jânio Quadros e João Goulart, entre 1961 e 1964, política que foi retomada durante o governo Geisel, e depois foi relaxada durante os governos neoliberais da década de 90. Só agora, no início do século XXI, o Brasil retomou e assumiu explicitamente seu interesse estratégico na África, propondo-se irradiar sua liderança e projetar sua influencia política e econômica, sobretudo na sua região subsaariana.
O problema é que neste mesmo período, os Estados Unidos também aumentaram seu envolvimento militar e econômico africano, em nome do combate ao terrorismo, e da proteção dos seus interesses energéticos, sobretudo na região do “Chifre da África” e do Golfo da Guiné, que deverá estar cobrindo aproximadamente 25% das importações norte-americanas de petróleo, até 2015. E o mesmo aconteceu com a União Europeia, e em particular, com a França e a Grã Bretanha, que inclusive participaram, neste período, de intervenções militares diretas no território africano. E a própria Rússia tem intensificando seus acordos envolvendo venda de armas e alguns projetos bilionários de suprimento de gás para Europa, através da Itália, e do deserto do Saara.
A relação do Brasil com a África, durante quase todo o século XX, foi de estranhamento e submissão aos interesses das potências coloniais europeias, e à estratégia norte-americana da Guerra Fria. Foi só no início da década de 60 que esta posição mudou pela primeira vez, com a “politica externa independente”- PEI, dos governos de Jânio Quadros e João Goulart, entre 1961 e 1964, política que foi retomada durante o governo Geisel, e depois foi relaxada durante os governos neoliberais da década de 90. Só agora, no início do século XXI, o Brasil retomou e assumiu explicitamente seu interesse estratégico na África, propondo-se irradiar sua liderança e projetar sua influencia política e econômica, sobretudo na sua região subsaariana.
O Brasil é o
único país sul-americano que é também negro e que tem excelentes oportunidades
econômicas no território subsaariano, em infraestrutura e serviços, mas também
na indústria e na capacitação da sua mão de obra. Entretanto, para manter
sua decisão estratégica e conquistar espaços, o Brasil tem que estar disposto e
preparado para enfrentar a pesada concorrência das velhas e novas potências,
como China e Índia, que tem muito maior capacidade imediata de mobilização
econômica e militar. E terá que começar pela conscientização e mobilização da
sua própria sociedade, e em particular, de suas elites brancas que sempre tiveram
enorme dificuldade de reconhecer, aceitar e valorizar as raízes africanas
e negras do seu próprio país.
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