terça-feira, 26 de novembro de 2013

Brasil/Cientista Carlos Nobre é o primeiro brasileiro em conselho consultivo da ONU



21 novembro 2013, Brasilidade http://palaciodoplanalto.tumblr.com (Brasil)


Carlos Nobre é Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação e tornou-se o primeiro brasileiro convidado a integrar o Conselho Consultivo Científico da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o papel de formular estudos e análises para tentar aconselhar o secretário-geral da entidade sobre sustentabilidade, abarcando
um amplo conceito.

Ele explica que são 26 cientistas do mundo todo, cobrindo todas as áreas do conhecimento, que buscam entender e propor trajetórias de sustentabilidade ao planeta. Segundo o secretário, o Brasil tem sido um protagonista importante na questão da sustentabilidade, que emergiu nas últimas duas décadas, quando hospedou a Rio 92, histórica conferência da ONU sobre desenvolvimento e meio ambiente, e, em 2012, a Rio+20.

“Mas não só hospedou essas importantes reuniões globais sobre sustentabilidade, mas também é um país que tem dado passos práticos para buscar uma trajetória de sustentabilidade. Dos países em desenvolvimento, o Brasil é o que mais se destaca por colocar a sustentabilidade como eixo central de seu desenvolvimento. Então é esta experiência e essa visão de futuro do Brasil que eu gostaria de levar ao Fórum de Alto Nível sobre sustentabilidade global”, afirma.


Nenhum comentário: