quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ONU: Venezuela defende direito da Palestina a Estado independente



26 novembro 2013, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

A Venezuela defendeu, nesta terça-feira (26), na Assembleia Geral da ONU, o direito dos palestinos de ter um Estado independente, livre da ocupação israelense e de seus crimes contra a população civil.


"O povo palestino tem o direito legítimo de continuar a buscar a dignidade, justiça e seu direito inalienável à autodeterminação como um Estado independente, com Jerusalém Oriental como sua capital e as fronteiras anteriores a 1967", disse o representante venezuelano na ONU, Samuel Moncada.

Na continuação do debate sobre a questão palestina, iniciado nesta segunda-feira (25) na Assembleia, o diplomata sul-americano advertiu que ainda há uma dívida para com o este povo árabe para a realização de suas aspirações.
A impunidade histórica exercida pela potência ocupantede Israel, e encorajado pelo direito a veto que exerce um membro permanente do Conselho de Segurança (Estados Unidos), criou-se um expediente de assassinatos de gerações de crianças, adolescentes, homens e mulheres que só querem viver dignamente em suas terras, relatou.

Moncada também rejeitou a proliferação de assentamentos de colonos, a construção de muros e postos de controle, restrições à liberdade de acesso a serviços básicos nos territórios ocupados (Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental).

“Isso é terrorismo de Estado aplicado contra um povo, violando os direitos humanos, o direito internacional e todas as resoluções da ONU sobre o assunto”, disse no plenário de 193 países, no marco da celebração, que ocorre na sexta-feira (29), Dia Internacional de Solidariedade à Palestina. (Com Prensa Latina)


Nenhum comentário: