terça-feira, 12 de novembro de 2013

Angola/Luanda reitera apoio e solidariedade a Moçambique



11 novembro 2013, Agência de Informação de Moçambique (AIM)

Maputo (AIM) -- O governo angolano, através do seu Ministro-Conselheiro residente em Maputo, Luís Galiano, reiterou hoje, o seu apoio e solidariedade para que a paz prevaleça e se consolide em Moçambique pela via do diálogo entre todas as forças políticas existentes no país.

Falando por ocasião do 38/o aniversário da independência que hoje se assinala em Angola, Galiano enalteceu as excelentes relações que unem o seu país e Moçambique.

Na ocasião, o diplomata afirmou que os dois Governos estão empenhados em identificar novas áreas de cooperação que possam beneficiar ambos os povos e estreitar ainda mais os históricos laços que datam desde o início da luta de libertação do jugo colonial português.

O diplomata angolano explicou que
este aniversário ocorre numa altura que os angolanos continuam empenhados na materialização dos ideais da independência nacional e dos 11 anos da conquista da paz efectiva.

“É graças a combinação destes dois actos que o país regista hoje a consolidação da reconciliação nacional, da estabilidade política e afirma-se cada vez mais como um Estado democrático e de direito”, sublinhou.

Não obstante o rápido desenvolvimento que se regista naquele país, o diplomata reconheceu que ainda existe um longo caminho a percorrer, razão pela qual estão previstas acções concretas de combate à fome e à pobreza, melhoria da qualidade de vida dos angolanos e transformação da riqueza em real e tangível.

Aliás, como resultado dessas acções, aquele diplomata explicou que cerca de 60 por cento da população vivia abaixo da linha de pobreza (menos de dois dólares norte-americanos/dia) quando o país alcançou a paz em 2002. Hoje, o cenário é totalmente diferente, tendo esta cifra reduzido para menos de 30 por cento.

Apesar dos avanços registados, disse Galiano, este resultado ainda não é satisfatório para o Governo angolano. Contudo, demonstra que é possível combater com êxito este mal e que o esforço do Executivo angolano está no caminho certo.

Este progresso é reconhecido não só pela população local, bem como pela comunidade internacional.

Falando em nome do Governo moçambicano, o ministro de Energia, Salvador Namburete, felicitou os angolanos pela passagem de mais um aniversário que se celebra num ambiente de paz e de tranquilidade. (AIM) Anacleto Mercedes (ALM)/SG

Nenhum comentário: