segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Angola/Relacionamento entre a China e os países de língua portuguesa precisa de pessoas bilingues



18 novembro 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A criação de três centros em Macau para fomentar a relação comercial entre a China e os países de língua portuguesa pode vir a colmatar lacunas nos serviços de traduções, fundamentais para os investidores, afirmou sexta-feira o cônsul-geral de Angola em Macau.

No decurso de um jantar comemorativo do 38º aniversário da independência de Angola, o cônsul-geral Pedro da Silva Feijó Sobrinho disse ainda que a futura entrada em funcionamento daqueles três centros vai reforçar o papel de Macau enquanto plataforma para a cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.

O cônsul-geral de Angola considerou
“louvável” a decisão de criar em Macau três centros para a cooperação entre a China e os países de língua portuguesa, anunciados pelo vice-primeiro-ministro chinês no âmbito da 4a Conferência Ministerial do Fórum Macau, projecto que, disse, poderá ser determinante para os países africanos de língua portuguesa, como Angola.

“Macau como plataforma trouxe uma instituição que é o Fórum e o que faltava [a esta entidade] era que dinamizasse o sector dos serviços”, referiu o diplomata.
Para o cônsul-geral de Angola em Macau os centros de serviços, nomeadamente para a formação de pessoas bilingues, “são a prioridade” no âmbito das relações entre os países africanos de língua portuguesa e a China.

“Estes centros incluirão convenções e exposições, distribuição alimentar e serviços comerciais para as pequenas e médias empresas dos países de língua portuguesa, entendendo nós que Angola encontrará neles uma base técnica, logística, de distribuição, de armazenamento, para a partir daí divulgar os seus produtos no continente chinês”, disse Pedro Sobrinho.

Com este novo impulso, Macau “sairá a ganhar”, uma vez que “é reforçado consideravelmente o seu papel de centro de serviços”, disse ainda o cônsul-geral  de Angola em Macau. (macauhub)

Nenhum comentário: