sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Angola e Cuba/Relações existem desde a Independência



15 novembro 2013, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Angola e Cuba assinalam hoje o 38º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. Luanda e Havana assinaram, a 15 de Novembro de 1975, o acordo que estabeleceu o vínculo diplomático entre os dois países, cuja data é um símbolo da indestrutível amizade entre as duas nações.

Numa nota divulgada a propósito da efeméride, o Ministério das Relações Exteriores manifesta ao “povo irmão” e ao Governo cubano a sua “total solidariedade e apreço” pela celebração do 38º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com Angola.

De acordo com o documento, a solidariedade, internacionalismo, amizade, cooperação, humanidade, heroísmo e irmandade, são os principais preceitos que têm caracterizado, a cada momento, o desenvolvimento das relações entre os dois países.

Depois da proclamação da Independência Nacional, Angola e Cuba assinaram o primeiro convénio de cooperação bilateral, em Fevereiro de 1976,
no domínio da saúde, o que permitiu trazer para o país muitos profissionais cubanos do ramo da medicina.
O segundo convénio foi o da educação, que mobilizou milhares de professores cubanos para prestarem serviço em Angola. Com o reforço da cooperação bilateral, que contribuiu para o desenvolvimento de Angola, foram assinados outros acordos nos domínios da cultura, desporto, indústria, construção civil e obras públicas, transportes marítimos, pescas, geologia e minas, petróleos, turismo, rádio e televisão, entre outras áreas de vital importância para o nosso país. A embaixadora de Cuba em Angola afirmou, em Julho deste ano, que mais de quatro mil cubanos trabalhavam regularmente em Angola, sobretudo em projectos intergovernamentais para as áreas de reconstrução nacional, depois de anos de conflito armado, com destaque para a saúde, educação, construção civil e agricultura.

Entre os destaques das parcerias em curso, Gisele Garcia Rivera lembrou que mais de 240 mil pacientes são tratados em Angola por médicos cubanos, além da manutenção de um centro oftalmológico em Benguela, que até ao momento já atendeu cerca de meio milhão de pessoas.  Relativamente à educação, afirmou que 5.600 estudantes, com destaque para as áreas médicas, desenvolvem os seus cursos sob responsabilidade de docentes e médicos cubanos. Na educação de base, mais de 240 mil pessoas são alfabetizadas através de um projecto pedagógico e do apoio daquele país.

Na nota, o Ministério das Relações Exteriores considera que as relações entre Angola e Cuba têm sido profícuas e com benefícios recíprocos, mantendo a mesma vitalidade desde que foram estabelecidas, a 15 de Novembro de 1975. “As relações consideram-se, igualmente, excelentes e de irmandade”, acrescenta. Angola e Cuba, sublinha, têm reiterado a vontade de continuar a fortalecer os laços históricos de irmandade e cooperação bilateral, respeitando os princípios do direito internacional e da reciprocidade de vantagens.

No plano internacional, refere, Angola tem apelado ao fim do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba, imposto pelos Estados Unidos há mais de 50 anos. “Esta acção, que constitui uma violação flagrante dos direitos do homem, tem condicionado a vida de milhões de seres humanos”, conclui a nota do Ministério das Relações Exteriores.

Nenhum comentário: