terça-feira, 11 de setembro de 2007

Governo angolano empenhado no restabelecimento da paz na R D Congo

Luanda, 11 setembro 2007 - O Governo angolano continua a apoiar os esforços do Congo Democrático, no restabelecimento da paz em toda a extensão do território da RDC, sublinhou segunda-feira, em Luanda, o ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama.

O governante angolano fez este pronunciamento na abertura das conversações oficiais realizadas hoje na capital do país, entre delegações dos ministérios da Defesa de Angola e da África do Sul.


"Aproveito a ocasião para expressar o nosso sentimento de solidariedade aos irmãos congoleses e exortar que no interesse da nação, se empenhem cada vez mais no processo de reconciliação e unidade nacional e da paz, para que rapidamente atinjam o bem-estar e o desenvolvimento", realçou.


Por outro lado, Kundi Paihama disse que as FAA continuam engajadas no apetrechamento das unidades militares com meios modernos e a melhorar permanentemente o nível de formação técnico-militar dos efectivos, para poderem garantir a inviolabilidade das fronteiras e salvaguardar a soberania nacional e as instituições democráticas do país.


No decorrer das conversações entre as duas delegações, o ministro da defesa da África do Sul, Mosiuoa Lekota, entregou ao seu homólogo angolano, Kundi Paihama, mapas e croquis operativos dos eventuais campos de minas plantados no território nacional, pelas então forças armadas do regime do Apartheid.


Esta é a primeira deslocação do ministro da Defesa sul-africano, Gerard Patrick Mosiuoa Lekota, a Angola.


Antes desta visita, estiveram já no país, durante o ano passado (2006) e princípio do corrente, duas delegações militares da África do sul. A primeira foi chefiada pelo inspector-geral das Forças Armadas, major-general Mxolisi Eduard Petane, e outra, pertencente ao Estado-Maior da Marinha de Guerra deste país, chefiada pelo comandante Jahannes Mudimu.


Além de cooperarem nos três ramos do exército nacional, designadamente Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea, Angola e Africa do sul trocam experiências no domínio da Educação, Saúde, Petróleos, Energia e Águas e Telecomunicações. (AngolaPress)


Leia mais

Governo sul-africano entrega às autoridades angolanas mapas de campos minados

Nenhum comentário: