terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cabo Verde/Investimento estrangeiro deverá totalizar 7,8 mil milhões até 2011

Praia, 17 setembro 2007 - O investimento estrangeiro em Cabo Verde vai atingir no total 7,8 mil milhões de dólares (5,62 mil milhões de euros) entre 2007 e 2011, segundo dados da agência de promoção de investimento externo do arquipélago.

O investimento deverá crescer continuamente, de 712,8 milhões de dólares este ano para 2,7 mil milhões de dólares até 2011, permitindo a criação de 31.882 empregos, de acordo com a Cabo Verde Investimentos (CVI).

Já aprovados e em execução estão projectos no valor de 2,99 mil milhões, que permitirão criar perto de 16.715 empregos.

Os dados da CVI foram dados a conhecer na semana passada a uma missão de 22 empresários portugueses, de Braga, Guimarães e Fafe, que esteve a analisar oportunidades de investimento no arquipélago.

De acordo com as previões da CVI, o principal destino do investimento no arquipélago será a ilha de Santiago, que por si só receberá perto de um terço do total.

Seguem-se a ilha do Sal, "capital" turística cabo-verdiana, e São Vicente, surgindo no "fim" da tabela São Nicolau e Santo Antão.

Nos últimos seis anos, o arquipélago recebeu perto de mil milhões de dólares em investimento estrangeiro, valor que tem vindo a crescer continuamente desde 2001.

Os principais destinos têm sido os sectores do turismo, banca e finanças e imobiliário e construção.

Cabo Verde é actualmente o país africano com maior peso do sector de serviços na economia (74 por cento), representando a agricultura apenas nove por cento do PIB.

No ano passado, a economia cresceu 5,8 por cento do PIB, uma das mais altas taxas da região da África Ocidental. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: