terça-feira, 18 de setembro de 2007

Brasil/MST recebe homenagem de escola de direito em MG


Belo Horizonte, 17 setembro 2007 - João Pedro Stedile, em nome da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entrou para a história da Escola Superior Dom Helder Câmara ao ser o primeiro homenageado com o recém criado “Destaque Dom Helder Câmara”, em Belo Horizonte (MG).

O MST recebeu a homenagem na “Categoria Social” no dia em que a escola comemorou cinco anos em uma solenidade que aconteceu no Espaço Loyola, na semana passada. A Escola Superior Dom Helder Câmara, ligada à Companhia de Jesus (Ordem Religiosa dos Padres Jesuítas) e à Fundação MDC, criada em 1998, se dedica ao ensino de direito.

“Levarei aos meus companheiros de MST essa homenagem de uma instituição acadêmica que tem o compromisso doutrinário de formar cidadãos comprometidos com o nosso povo”, disse Stedile, em auditório principal completamente tomado por alunos, professores e autoridades.

Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer aos presentes o papel do movimento na sociedade brasileira que, segundo ele, muitas vezes é distorcida pelos meios de comunicação. “O MST não é uma seita, mas um instrumento de organização dos pobres do campo. Ele foi organizado para lutar contra as injustiças, em especial a concentração da propriedade da terra”, destacou.

“Nenhuma sociedade pode se dizer verdadeiramente democrática se mantém a concentração da propriedade de terra”, defendeu Stedile, entre suas críticas aos bancos, aos partidos políticos e às políticas agrárias do governo do presidente Lula.

“Existe um bombardeio pelo individualismo, como se consumir levasse ao caminho da felicidade. Isso pode ter conseqüências. Acho que caminhamos a passos largos para uma barbárie ou revolução social”, prevê o militante do MST, que recebeu placa alusiva à homenagem ao MST (veja a foto) das mãos de Paulo Umberto Stumpf, diretor da escola.

No fim de sua explanação, ele voltou a agradecer por ter sido o escolhido na “Categoria Social” do Destaque Dom Helder Câmara. “Nos dá orgulho ter amigos com conhecimento o suficiente capaz de transformar a sociedade e que não visam somente o lucro”, apontou.

A Escola Superior Dom Helder Câmara instituiu a homenagem Destaque Dom Helder Câmara a personalidades públicas que têm se destacado pela atuação ética e promoção da justiça, contribuindo, assim, para o aprimoramento das instituições democráticas de direito no Brasil.

Foram homenageados também o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Mário da Silva Velloso, como “Destaque Dom Helder Câmara” na Categoria “Judiciário”, e João Roque Rohr, ex-presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que recebeu o “Destaque Dom Helder Câmara” na Categoria “Direitos Humanos”.

(com informações da página na internet da Escola Superior Dom Helder Câmara)

Clique aqui e recomende esta página.


Páginas Relacionadas


18/09/07 11h07 Ruralistas ameaçam trabalhadores e incitam conflito em Bagé

17/09/07 13h59 MST participa de Marcha Internacional Contra o Aquecimento Global

17/09/07 13h31 Ruralistas monitoram marcha da Via Campesina em Bagé

17/09/07 11h55 Há mais crimes no agronegócio do que conta o caso Mariad

17/09/07 11h47 Sem Terra mantêm ocupação em projeto em Sergipe

17/09/07 11h42 As tentativas da CIA para desestabilizar a Venezuela

Veja todas as notícias

Nenhum comentário: