terça-feira, 25 de setembro de 2007

Cabo Verde/País acolhe conferência sobre integração regional na África Ocidental

Praia, Cabo Verde, 24/09- A organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) organizam de 24 a 26 deste mês, na cidade da Praia (Cabo Verde), um seminário intitulado «Estados-Nação frente aos desafios da integração regional na África Ocidental», apurou a PANA junto de fonte oficial.


O seminário inscreve-se no âmbito de um vasto projecto de investigação, lançado em 2005, sob os auspícios do programa das Nações Unidas sobre a Gestão das Transformações Sociais (MOST).

Segundo a nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, este seminário vai reunir, uma centena de pessoas entre especialistas em ciências sociais e directores da integração regional dos ministérios encarregues deste assunto nos 15 países membros da CEDEAO.


“Estes últimos efectuarão uma avaliação periódica do projecto MOST a três meses da próxima reunião dos chefes de Estado da CEDEAO", precisa a nota.


Desde o lançamento deste projecto da UNESCO, visando explorar as razões da morosidade de um processo que representa uma via incontornável para tirar as populações oeste-africanas do "mau desenvolvimento", já foram analisados os casos de 10 dos 15 países membros da CEDEAO.


Essas análises foram feitas no decorrer de seminários nacionais efectuados no Benin, Gana, Mali, Burkina Faso, Gâmbia, no Níger, Togo, Senegal, Cabo Verde) e na Guiné.


Esses encontros permitiram reunir à volta de uma mesma mesa, nalguns casos pela primeira vez, cientistas, decisores políticos e actores do desenvolvimento económico e social, com o apoio de várias organizações internacionais empenhadas no desenvolvimento social de África, entre as quais a Fundação para o Reforço das Capacidades em África, o Centro Regional para o Desenvolvimento Internacional(CRDI) e Trust Africa.


Em Abril último, um primeiro seminário realizado na Cidade da Praia analisou as especificidades do arquipélago de Cabo Verde no espaço de cooperação económica oeste-africana.

Entretanto, mais cinco seminários nacionais deverão ser realizados, na Côte d`Ivoire, na Libéria, na Serra Leoa, na Nigéria e na Guiné-Bissau, antes da organização de uma conferência internacional no Outono de 2008, durante a qual será estabelecida uma plataforma de propostas sobre integração nacional a ser submetida à Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO. (AngolaPress)

Nenhum comentário: