sábado, 29 de setembro de 2007

Angola/Chefe de Estado aborda cooperação bilateral com Eximbank da China

Luanda, 28 setembro 2007 – O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu hoje, sexta-feira, em Luanda, uma audiência ao presidente do Eximbank da China, Li Ruogu, durante a qual foram abordados assuntos relacionados com a cooperação bilateral.


A saída da audiência, ocorrida durante cerca de 30 minutos no Palácio Presidencial, à cidade alta, Li Ruogu disse ter falado com o Presidente da República sobre a cooperação que a instituição chinesa tem vindo a manter com as autoridades angolanas.

“Falamos também da aplicação das operações futuras”, afirmou, referindo que o Eximbank tem contribuído na construção de escolas e hospitais, assim como em outros projectos de carácter sócio-económico.


Segundo afirmou, a qualidade destes projectos é boa, pelo que a sua instituição está disposta a continuar a trabalhar com a parte angolana, no sentido de reforçar a cooperação bilateral em outros projectos como a construção de portos, aeroportos, habitação e edificação de cidades satélite.


Li Ruogu, chegado ao país na passada quarta-feira, afirmou-se confiante no êxito das relações que o Eximbank mantém com o Governo angolano. “Esta é a base da nossa cooperação”, enfatizou.


De referir que o Governo de Angola e o Eximbank da China assinam hoje um segundo acordo de cedência de dois bilhões de dólares norte-americanos, que serão aplicados em projectos de grande envergadura, segundo informação do ministro angolano das Finanças, José Pedro de Morais, que testemunhou a audiência.

De acordo com o governante, este valor será também aplicado em projectos que têm estado a ser conduzidos pelo Gabinete de Reconstrução Nacional, como são os casos do novo porto de Luanda e a reabilitação dos caminhos de ferro, assim como o aumento da capacidade de alojamento nas principais cidades. Nesta primeira fase prioridade será dada às cidades do leste, nomeadamente Malanje, Dundo e Saurimo.

“Vamos trabalhar em duas direcções. Vamos continuar a realizar projectos nos domínios da Educação e da Saúde, construindo escolas e centros de saúde, escolas secundárias e institutos, e continuar a intervir no sector da energia eléctrica”, afirmou, referindo que o programa reserva a expansão da rede de energia eléctrica e água à todas as capitais de províncias, na primeira fase, e posteriormente aos municípios.

Fazendo um balanço do primeiro acordo (assinado em Março de 2004), correspondente a dois bilhões de dólares norte-americanos, José Pedro de Morais informou que foram aplicados em 106 projectos aprovados, 21 dos quais estão concluídos e 41 encontram-se em fase de desembolso.


Os restantes até ao final do ano vão entrar em fase de desembolso, para que durante todo o ano de 2008 sejam concluídos todos estes projectos, afirmou o governante angolano.


Um acordo complementar, correspondente a 500 milhões de dólares norte-americanos, foi assinado em Maio do corrente ano entre as autoridades angolanas e o Eximbank da China.


A visita de Li Ruogu, que termina hoje, surge na sequência do acordo geral de financiamento assinado, em Março deste ano, em Beijing, entre o Governo de Angola e a presidência do Eximbank.


Angola e o Eximbank da China desenvolvem, desde 2004, um programa de cooperação para financiar projectos inscritos no Programa de Investimentos Públicos. (Noticias Lusofónas)

Nenhum comentário: