quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Brasil/Aquecimento global não pode passar de dois graus, alerta conselho

Alana Gandra/Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro, 19 setembro 2007 - O presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fernando Almeida, disse hoje (19) na Conferência Intwernacional Rio + 15 que os países já aceitam algum nível de aquecimento atmosférico no planeta, mas reconhecem a necessidade de se estabelecer um teto. “Não pode passar de dois graus", argumentou.

Ele considerou fundamental acelerar o processo de “descarbonização” do mundo, via mudança de matriz energética, reposicionamento de energias difíceis e revisão também da questão automobilística. “Isso significa dar rapidez e escala a esse processo, ou não haverá tempo – conviveremos com catástrofes como o [furacão] Katrina, no sul dos Estados Unidos, ou o Catarina, no sul do Brasil”, indicou.

Para Almeida, a meta conjunta estabelecida pelo Protocolo de Quioto de redução de 5,2% das emissões de gás carbônico até 2012 é "irrisória". Ele comentou que “naquele momento, tinha que ser 60% e por isso hoje nós já estamos com emissão em torno de 7,8 gigatoneladas de carbono, podendo chegar a 16 gigatoneladas de carbono de gases supostamente causadores do efeito estufa, o que geraria uma concentração de mil partes por milhão (ppms) em 2050".

Com as medidas sugeridas por ele, esse teto seria de cerca de 9 gigatoneladas de carbono, produzindo uma concentração na atmosfera abaixo de 550 partes por milhão, o que daria um aquecimento de dois graus, no máximo.

“Nós necessitamos de operadores para fazer isso, de lideranças que saibam o que estão fazendo e tenham a capacidade de operar essa mudança para um mundo muito menos poluído", disse. Na comemoração da Rio + 15, acrescentou, o que se espera são compromissos e resultados.


O executivo avaliou que a participação das empresas e sua conscientização nesse processo de mudança global não é homogênea. Ele informou que existem setores que já perceberam que a sua própria sobrevivência depende de uma postura ética e correta em relação à questão do aquecimento global e a outras questões, como a realização de contratos adequados, a não-utilização de crianças em trabalho escravo.

Os setores que mais têm problemas nessas áreas são os que apresentam mais risco de desaparecer, alertou, e listou aqueles relacionados à área de petróleo como os mais poluentes. Em contrapartida, disse, o setor de seguros está entre os mais preocupados com o aquecimento global, assim como os ligados à inovação tecnológica, à informática.

Almeida lembrou ainda que as montadoras automobilísticas já procuram criar modelos híbridos e poderão passar, em seguida, para os carros movidos a células de energia.


http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/19/materia.2007-09-19.4307504349/view

Leia mais

BNDES prevê que fundos de apoio a desenvolvimento limpo funcionem este ano

Coordenador de mercado para reduzir emissões elogia criação de fundos para o setor

Organizador de evento sobre clima sugere incentivo ao controle do desmatamento

SOS Mata Atlântica elogia fundos de desenvolvimento limpo, mas aponta atraso na área

Enfrentamento das mudanças no clima cabe a países desenvolvidos, diz secretário da Rio-92

Brasil emitirá 13 toneladas de gases a menos em 2008, prevê representante do governo

Nenhum comentário: