sábado, 22 de setembro de 2007

Angola e Cuba rubricam acordos de cooperação e entendimento

Havana, 22 setembro 2007 (Dos enviados especiais) - Dez acordos de cooperação e memorandos de entendimento entre as repúblicas de Angola e de Cuba foram assinados sexta-feira, em Havana, com vista a reforçar as relações económicas, comerciais e aprofundar a amizade e solidariedade entre os dois países e povos.


A cerimónia decorreu no Palácio da Revolução e foi presenciada pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que se encontra desde quinta-feira em Cuba para uma visita de três dias, e pelo vice-presidente do Conselho de Estado e do Governo Cubano, Raul Castro Ruz.


Os ministros das Relações Exteriores de Angola, João Miranda, e dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Filipe Perez Roque, rubricaram o “Protocolo de cooperação complementar ao convénio de colaboração, que actualiza os marcos jurídicos assinados de 29 de Julho de 1976.


Foram assinados ainda acordos de cooperação no domínio das Obras Públicas, Energia, Ensino Superior e formação de quadros, bem como os memorandos de entendimentos sobre Saúde, alfabetização, hotelaria e turismo, desporto e educação física.


Os acordos ora assumidos pelas partes integram memorandos que preveêm formação de quadros e indicam os objectivos e os prazos de implementação prática dos programas de cooperação aprovados.

Segundo o ministro angolano da Saúde, Rubem Sicato, com os acordos assumidos Angola poderá contar com mais médicos cubanos, garantir a formação aos níveis de licenciatura, mestrados e doutoramentos, bem como está em aberto o fornecimento de medicamentos produzidos naquele país, como vacinas.


Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, disse esperar por benefícios recíprocos, em matérias de produção de materiais de construção, bem como o envio a Cuba de nacionais para a formação em outros níveis a escolas daquele país.


Já o ministro da Energia e Águas, Botelho de Vasconcelos, espera da cooperação com Cuba a criação de programas para melhorar a prestação de serviços de fornecimento de energia à população, como para implementar programas para a melhoria do abastecimento de água.


Informou que se prevê trazer a Angola técnicos para os projectos de captação de água, tendo já sido, depois da cerimónia, assinado um contrato com empresa “Antex”, de Cuba, para reabilitar e modernizar os sistemas de captação, distribuição e abastecimento de água a Changongo, na província do Cunene.


O programa de execução deverá ser remetido ao Conselho de Ministros para serem aprovados, provavelmente em Outubro e permitir que se comece a implementar em princípios do próximo ano.


O ministro da Educação, Burity da Silva, acredita que a cooperação pode contribuir para a erradicação do analfabetismo em dois anos.


Nesta senda, o secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, informou que o acordo permitirá a massificação do ensino universitário no país, e garantir formação ao nível de doutoramento e mestrados. (AngolaPress)

Nenhum comentário: