segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Moçambique e Brasil assinam protocolo de bio-combustíveis

Maputo, 30 agosto 2007 - Brasil e Moçambique vão rubricar, na próxima semana, um protocolo de intenções no domínio dos bio-combustíveis. O acordo entre os dois Estados vai acontecer durante a programada visita de Estado do Presidente Armando Guebuza àquele país da América do Sul.

O Presidente da República, Armando Guebuza, é o principal convidado na festa nacional do Brasil que vai acontecer no próximo dia 7 de Setembro. É a terceira vez que um Chefe de Estado participa na cerimónia. Os primeiros foram o Chefe do Estado da Nigéria e o Chanceler alemão.

Nas vésperas do Dia Nacional do Brasil, o Chefe do Estado moçambicano vai estar em São Paulo para uma visita de Estado.

Para a embaixadora do Brasil em Maputo, Leda Camargo, a visita do Presidente Lula da Silva a Moçambique, em 2003, impulsionou a cooperação bilateral entre os dois Estados. A embaixadora considera ainda que a presença de empresas brasileiras em Moçambique é forte e a tendência é para o crescimento.

A Petrobás, a maior empresa estatal brasileira na área do petróleo e gás, e a empresa Vale do Rio Doce, são alguns exemplos apresentados pela embaixadora.

Moçambique vai ter nos próximos dois anos uma fábrica de anti-retrovirais com a participação do Estado brasileiro. O Brasil financiou o estudo e compromete-se em ajudar na formação do quadro médico e na transferência de tecnologia. (Fonte: TVM/Imensis)

Nenhum comentário: