segunda-feira, 11 de junho de 2007

Bolivia / Parlamentares: reconciliação latino-americana é possível com democracia forte

La Paz -- A reconciliação dos países da América Latina, que passaram por períodos de ditadura, será possível se a democracia for fortalecida e a riqueza, distribuída equitativamente, concluiu hoje um encontro de parlamentares realizado na Bolívia.

As medidas foram sugeridas no seminário "O papel dos Parlamentos na América Latina para promover a reconciliação", que terminou hoje em La Paz e foi patrocinado pela União Interparlamentar e a Câmara dos Deputados da Bolívia, com a participação de legisladores de 50 países da América e da Europa.

"É urgente examinar e fortalecer os processos de democratização na região. Redistribuir a riqueza é uma prioridade e deve ser analisado o papel das elites", diz o documento de conclusão preliminar.

"Um dos desafios da democracia é ampliar os direitos e a participação da sociedade civil e dos movimentos sociais para que sejam levados em conta na tomada de decisões", acrescenta.

Os parlamentares chegaram à conclusão de que só assim se poderá "falar de reconciliação sem vingança mas com justiça e punição aos culpados. Não é possível pensar na reconciliação se os que violaram direitos humanos sequer foram julgados".

Embora as maneiras de promover a reconciliação sejam diferentes em cada país, "têm em comum o fato de não perdoar, e em absoluto esquecer" o que foi sofrido durante as ditaduras.

A União Interparlamentar e a Câmara dos Deputados da Bolívia anunciaram que os anais completos do seminário, que durou dois dias, serão preparados e divulgados em breve. (AngolaPress / 10 Junho 2007)

Nenhum comentário: