terça-feira, 19 de junho de 2007

Congresso colombiano aprova TLC com os Estados Unidos

Bogotá, 18 Junho 2007 - O Senado colombiano aprovou na última sexta-feira (15) o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, mesmo sem a presença da oposição. Foram 55 votos a favor e três contra. O Senado é formado por 102 parlamentares. Na hora da votação, a bancada do Pólo Democrático Alternativo (PDA) e parte da bancada do Partido Liberal se retiraram.

Segundo os parlamentares do PDA, esse tratado vai arrasar com os camponeses pobres e com os pequenos empresários colombianos. Para o senador Jorge Enrique Robledo, o texto aprovado pelo Senado não será o mesmo que vai tramitar no congresso norte-americano. Robledo afirma que tanto o governo como os parlamentares dos Estados Unidos farão importantes mudanças no texto negociado em 22 de novembro de 2006.

O senador pede ainda "que o presidente Uribe explique aos colombianos o porquê da sua vontade de enganá-los". A senadora liberal Cecilia López ressaltou que o uribismo cometeu um ato "irresponsável" ao forçar a aprovação desse tratado. Nos Estados Unidos, a maioria democrata tem freado o processo de ratificação do TLC.

Os movimentos sociais da América Latina continuam lutando contra essa onda de TLCs assinados entre diversos países do continente e os EUA. Durante os dias 3 e 5 de maio, movimentos sociais de toda a América Latina se reuniram em Cuba, no 6º Encontro Hemisférico de Luta contra os TLCs e pela Integração dos Povos. Na declaração final do encontro, as organizações sociais afirmam que o objetivo principal continua sendo a luta contra o imperialismo e sua política neoliberal. Também ressaltam a oposição a qualquer tipo de acordo de livre comércio com os EUA e com a União Européia. (Vermelho / Fonte: Agência Adital)

Nenhum comentário: