quinta-feira, 21 de junho de 2007

Timor-Leste / Principais resultados agrícolas do governo da FRETILIN

FRETILIN / Comunicado de Imprensa - 21 Junho 2007

Aumento de várzeas, construção de silos e reabilitação de escolas agrícolas, são alguns dos muitos resultados do primeiro governo da FRETILIN, na área de Agricultura e Pescas, em Timor-Leste.

Francisco Benevides, actual Ministro da Agricultura, Florestas e Pescas, e candidato parlamentar da FRETILIN, disse hoje que o governo da FRETILIN tem tido sucesso no estabelecimento de estruturas institucionais para gestão da agricultura, florestas e pescas do país desde a restauração da independência em 2002.

Francisco Benevides indicou os seguintes resultados do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas:

1. Aumento da produção de arroz, de uma média de 1.5 toneladas por hectare para 2.2 toneladas por hectare. O Ministério lançou também o programa de Gestão de Colheitas Integradas, que está desenhado para aumentar a produtividade de 2.2 para 3.5 toneladas por hectare. O programa está a ser aplicado nos distritos de Bobonaro e Baucau, e envolve cerca de 172 agricultores. Se tiver sucesso, será implementado por todo o país.

2. Introdução de novas variedades de colheitas, tais como arroz e trigo, para diversificar os alimentos e aumentar a produção alimentar.

3. Redução de arroz importado, necessária para alimentar a população com dois terços a um terço do consumo doméstico.

4. Introdução do fundo de Desenvolvimento Comunitário, envolvendo cerca de 442 sucos que irão receber 10 mil dólares americanos para desenvolvimento de programas comunitários. O custo total do Fundo de Desenvolvimento Comunitário é de quase 4.7 milhões de dólares americanos. O governo da FRETILIN está agora a ver como continuar este programa pelos próximos cinco anos.

5. Criação de uma compreensiva política nacional de segurança alimentar e a construção de 212 silos para melhorar a segurança alimentar. O Ministério também distribui informações aos agricultores sobre melhores alturas para plantação, de forma que a maximizar a produção.

6. Criação de políticas e estratégias para o ministério, a médio e longo prazo.

7. A capacidade em muitas áreas para dupla plantação, em comparação com apenas uma colheita por ano durante a ocupação indonésia. Estas áreas encontram-se nos distritos de Manufahi, Manatuto e Bobonaro.

8. Reabilitação e reflorestação de plantações de árvores de sândalo, após a exploração excessiva durante o tempo indonésio. A qualidade do sândalo em Timor-Leste está avaliada como uma das melhores do mundo, e o governo da FRETILIN tem tomado medidas para assegurar que este valioso produto renovável seja desenvolvido de forma apropriada e sustentável.

9. Regeneração das plantações de café, após a má gestão durante a ocupação indonésia. O Ministério tem também criado novas plantação nas regiões de café, por todo o país.

10. Estabelecimento de uma estrutura legal para pesca, incluindo restrições e licenças. O Ministério atribuiu quatro licenças de pesca à empresas privadas e irá, durante os próximos anos, convidar mais empresas, incluindo estrangeiras, a investir em Timor-Leste. O Ministério está agora a analisar para o estabelecimento de um limite de número de licenças a serem atribuídas, tendo em consideração o desejo do Ministério pelo desenvolvimento sustentável dos seus recursos marítimos.

11. Reabilitação de três escolas agrícolas em Maliana, distrito de Bobonaro, Natarbora, distrito de Manatuto, e Fuiloro, Distrito de Lautém. As escolas ensinam cursos de agricultura, de três anos, equivalentes ao ensino secundário, para cerca de 600 alunos. As escolas de Natarbora e Maliana são geridas pelo Ministério, enquanto a escola de Fuiloro é gerida pela Igreja Católica. Um currículo nacional está a ser criado com a assistência dos governos da Alemanha, Brasil, EUA e Portugal. O Ministério tem agora em vista a oferta de educação universitária em áreas como agro-indístria e reprodução animal.

12. O Ministério tem reabilitado ou estabelecido esquemas de irrigação comunitárias e esquemas de irrigação à escala média cobrindo, respectivamente, 12,672 ha e 13,202 ha. Em relação aos esquemas de irrigação à larga escala, o Ministério tem reabilitado irrigações em Karau Ulun, distrito de Manufahi, cobrindo cerca 1,030 ha, e está planeado para o próximo ano a reabilitação de vários esquemas de irrigação no distrito de Viqueque. O Ministério tem também subsidiado sistemas de irrigação de base comunitária, por todo Timor-Leste.

13. Construção de sistemas de água em Acrema, ilha de Ataúro, para aumentar a disponibilidade de água na ilha.

14. Vacinação anual de animais domésticos, incluindo 300 mil búfalos, 2.7 milhões de aves e 300 mil porcos.

15. Desenvolvimento de políticas que governem o uso de pesticidas, utilização de terreno, fertilizantes, quarentena e pescas.

16. Um foco real no desenvolvimento de práticas e políticas sustentáveis.

17. Desenvolvimento de indústrias de óleo de coco e óleo de nogueira-da-índia (também conhecida como nogueira-de-iguape e saboneteira. Aleurites moluccana) para preparação destes produtos para exportação. No ano passado, Timor-Leste exportou 100 mil litros de óleo de nogueira-da-índia para mercados globais.

18. Um foco na formação dentro do Ministério. O Ministério enviou estudantes para Austrália para completarem os seus cursos em Agribusiness, gestão florestal e Sistemas de Informação Geográfica. Assinou também um Memorandum de Entendimento com duas universidades indonésias, O Agricultural Institute em Bogor e a Universidade de Brawijaya, para enviar estudantes para completarem os seus cursos de licenciatura e pós-graduação.

19. Compromisso real para pesquisa e desenvolvimento com o estabelecimento de quatro estações de pesquisa, nos distritos de Manufahi, Aileu, Baucau e Bobonaro. As estações, actualmente, concentram-se em testes adaptivos para diferentes tipos de plantas. Como resultado dos testes, o Ministério tem lançado diferentes variedades de trigo, amendoim, arroz e batata-doce.

20. Implementação de uma análise aos recursos marítimos, pela costa, cinco milhas a partir da praia, de Dili à Ilha de Jaco, a ponta Leste do país. O estudo foi feito em conjunto com a Universidade Charles Darwin, a Universidade James Cook, Australian Marine Science e a Universidade Nacional Australiana. No próximo ano fiscal, o Ministério tem planeado realizar o mesmo estudo na costa de Dili à fronteira com Timor Ocidental, pela costa da Ilha de Ataúro e pela costa do distrito de Oecusse.

Para mais informações, contacte: FRETILIN Media (+670) 733 5060

Nenhum comentário: