quinta-feira, 21 de junho de 2007

CPLP / Seis países lusófonos participam em cimeira promovida pela Turquia

Istambul, 20 Junho 2006 - Os 50 países menos desenvolvidos, entre eles seis lusófonos, participam em Julho, em Istambul, numa cimeira promovida por Ancara para debater a integração na economia mundial, noticiou hoje o jornal Turkish Daily News na sua edição electrónica.

Segundo o jornal, no encontro, a realizar nos dias 09 e 10 de Julho, será ainda solicitado àqueles 50 países o apoio à candidatura da Turquia a um dos lugares não permanentes do Conselho de Segurança da ONU, para o biénio 2009-2010.
O Turkish Daily News, que cita fonte diplomática turca, identifica os seis países lusófonos como sendo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Os restantes 44 países participantes na cimeira, em que intervirá ou o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ou o chefe da diplomacia, Abdullah Gul, referiu o jornal, provêm do continente africano (29) da Ásia (nove), Oceânia (cinco) e América (um).
A cimeira terá como tema "Fazer Funcionar a Globalização" e é co-organizada em colaboração com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e o alto representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos, de Interior (Encravados) e Pequenos Estados Insulares (UN-OHRLLS). (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: