sexta-feira, 29 de junho de 2007

Timor-Leste /“Novas sedes de suco são exemplo de bom uso do dinheiro do orçamento”

Primeiro-ministro inaugura instalações modernas em Raifun, Lahomea, Malilait e Bobonaro

Díli, 27 de Junho de 2007 - O Primeiro-Ministro, Engº Estanislau da Silva, inaugurou quatro novas sedes de Suco, as primeiras equipadas com painéis de energia solar e comunicações por satélite.

“Sinto-me verdadeiramente satisfeito por iniciar o processo de modernização das instalações dos órgãos eleitos a nível local”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“Quando alguns acusam o Governo de não fazer nada, é um prazer mostrar este excelente exemplo de trabalho feito para promover as condições nos distritos”, disse o chefe do Governo.

“O governo não só faz, como faz bem e rapidamente com o envolvimento directo das comunidades locais, sobretudo agora que o pais já tem dinheiro suficiente para investir”, afirmou.

“Vamos, por outro lado, aumentar os apoios financeiros a projectos comunitários que ajudem à criação de empregos mas zonas rurais e para promover outras iniciativas criadoras de emprego”, declarou.

“As novas sedes de Suco são um exemplo de boa utilização do dinheiro do Orçamento do Estado e da capacidade de concretização, em pouco tempo, de um projecto tão importante, como este”, acrescentou.

O Primeiro-Ministro inaugurou instalações nos distritos de Maliana e Bobonaro, designadamente, as novas sedes dos Sucos de Raifun, Lahomea, Malilait e Bobonaro vila.

Entre outras novas tecnologias, as novas sedes do poder eleito a nível local estão equipadas com televisão, antenas parabólicas para captação de emissões de satélite e painéis solares, para produzir a energia necessária ao funcionamento permanente do equipamento.

“Isto é o princípio de um processo que deverá conduzir à descentralização administrativa”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“O governo vai transferir para serviços descentralizados, nos distritos, funções que a população hoje em dia só encontra nos ministérios em Díli, como o pedido de certidões, carta de condução, apoio social etc.”, afirmou.

“Mas para isso ser possível, temos de dar aos serviços, nos Sucos e nos Distritos, condições modernas de funcionamento. Para responder com rapidez e qualidade aos pedidos das populações, temos de dar boas comunicações e boas condições técnicas de trabalho aos serviços do Estado a nível local”, disse o Primeiro-Ministro.

Gabinete do primeiro-ministro

Ivana Belo / unugina2004@yahoo.com / +670 7243559.

Antonio Ramos Andre / antónio.m.andre@gmail.com / +670 7319905

Nenhum comentário: