segunda-feira, 25 de junho de 2007

Brasil / Cartilha para orientar brasileiros no exterior está em consulta pública até julho


Luziane Ximenes, da Agência Brasil


Brasília, 24 Junho 2007 - Até o dia 19 de julho, estará em consulta pública a cartilha Brasileiros no Exterior, informações úteis, lançada na última quarta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A cartilha contém informações e aponta os riscos a que esses emigrantes estão sujeitos em outros países. O texto está disponível na página eletrônica do ministério (www.mte.gov.br) e inclui, por exemplo, alertas para que os brasileiros não entrem na rede de tráfico de pessoas e de prostituição, ao aceitarem falsas ofertas de empregos.

O coordenador geral de Migração do ministério, Paulo Sérgio Almeida, informou em entrevista à TV Nacional que, além da consulta pública – "para que todos possam opinar e tenhamos, no final, uma publicação útil para todos" –, estão sendo realizados seminários a fim de divulgar o material. Depois de pronta, a cartilha será distribuída em postos de emissão de passaportes da Polícia Federal, embaixadas, consulados e em associações de emigrantes.

Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que cerca de 4 milhões de brasileiros moram no exterior, a maioria deles em situação irregular. Os principais destinos são os Estados Unidos, o Paraguai, o Japão e a Europa.

Para o coordenador, a cartilha poderá evitar problemas a esses brasileiros: "É muito adequado que o governo dê informações sobre os riscos, direitos e deveres dos emigrantes, e informe a quem recorrer em caso de problemas no exterior”.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/06/22/materia.2007-06-22.4628551710/view

Nenhum comentário: