sábado, 30 de junho de 2007

União Africana / Cimeira aborda criação dos Estados do continente

Accra, 30 Junho 2007 (Dos enviados especiais) – Líderes das 53 nações que integram a União Africana (UA) abordam a partir de domingo, em Accra, (Ghana), entre outros aspectos, a criação dos Estados Unidos de África.


Trata-se de uma iniciática, segundo opiniões, que visa acelerar a realização de uma integração política e económica do continente.


Contudo, outras análises convergem no acima referenciado advogando-se ser "prematuro avançar-se neste sentido".


Há dias, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, sublinhou que é importante se aproveitar a cooperação multiforme e o princípio da complementaridade económica para contribuir na realização dos objectivos da União Africana.


Adiantou ser preciso, na etapa da consolidação das nações africanas e dos respectivos estados soberanos para a etapa seguinte, caminhar-se com sabedoria e prudência, porque a vontade política de criar estruturas supranacionais não deve ser influenciada apenas pela conjuntura mundial, mas sim, estar adequada às realidades sociais e históricas do continente africano.


"Não se deve por esta razão ir para além daquilo que as nossas realidades sociais, culturais, políticas e económicas nos impõem", ressaltou o chefe de Estado angolano.


Um diplomata angolano que participa na reunião ministerial da UA, que ainda decorre em Accra, onde Angola se faz representar pelo Ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, referiu que "não faz qualquer sentido falar-se já da criação de um governo da União Africana".


Avança que ainda não se sente, de facto, o real funcionamento das instituições já criadas pela UA, tais como o seu parlamento e até a própria Comissão da União, liderada pelo maliano Alpha Oumar Konaré.


Questões ligadas ao conflito de Darfur (Sudão) formas de se melhorar níveis de desenvolvimento económico, também integram à ordem do dia desta nona Cimeira dos Chefes de Estado ou de Governos da União Africana.


Tal como a sua antecessora, a Organização da Unidade Africana, a UA promove a integração regional como forma de desenvolvimento económico. (AngolaPress)

Nenhum comentário: