terça-feira, 19 de junho de 2007

Angola acolhe em Julho reunião dos procuradores de África

Luanda, 19 Junho 2007 - Angola acolhe de 11 a 14 de Julho próximo a Terceira Conferência da Associação dos Procuradores de África (APA), para a partilha de conhecimentos e estratégias de combate ao crime no continente.

O certame, a decorrer na capital do país, realizar-se-á sob o lema "A acção dos Procuradores Africanos na Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, Violência Doméstica e Abusos à Criança".
Segundo o procurador geral adjunto da República para espera criminal e penitenciária, Agostinho Domingos, em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o encontro vai traçar medidas especiais de protecção às crianças e analisar o papel da PGR e parceiros na prevenção do tráfico de seres humanos.

Dos temas agendados na reunião, destaca-se ainda a abordagem da violência como um crime de guerra e ligações efectivas para o avanço da estratégia da União Africana (UA) para a protecção da criança.

O procurador geral adjunto da República para a esfera criminal e penitenciária fez saber que os preparativos para a realização do encontro decorrem a bom ritmo, tendo contado com a presença em Luanda do secretário-geral da APA, o moçambicano Orlando Generoso.

De acordo com o magistrado do Ministério Público, a APA está a realizar um trabalho bastante positivo na criação de mecanismos eficazes para a interacção dos países no combate ao crime no continente.

A Associação dos Procuradores Africanos (APA) foi criada em Agosto de 2004, em Maputo (Moçambique), sob o lema "África Unida Contra o Crime".

A África do Sul ocupa actualmente a presidência da organização, estando o seu Secretariado Geral a cargo de Moçambique. Angola é membro do Comité Executivo (órgão que materializa as decisões tomadas pela APA).

Até ao momento, confirmaram presença no evento África do Sul, Botswana, Camarões, Cabo Verde, Chade, Egipto, Ghana, Quénia, Uganda, Djibouti, Malawi, Moçambique, Uganda e Zimbabwe.

O último encontro realizou-se em 2005, na Guiné Equatorial. (AngolaPress)

Nenhum comentário: