domingo, 17 de junho de 2007

Namibia / Comité Integrado da SADC recomenda criação da zona de comércio livre

Windhoek, 17 Junho 2007 – A criação da zona de comércio livre na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Janeiro de 2008, constitui uma das principais recomendações da reunião do Comité Integrado de Ministros desta organização decorrida sábado, em Windhoek, capital namibiana.

No âmbito do processo de integração económica e regional, o Comité Integrado de Ministros propôs, também, entre outros aspectos, a constituição da União Aduaneira, em 2010, o mercado comum, em 2015, e a União Económica Monetária, em 2018.

Falando no final do encontro, a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, explicou que os restantes países defendem a apresentação da proposta da criação da zona, em 2008, a cimeira dos Chefes de Estado, em Agosto deste ano, em Lusaka. Segundo ela, a Organização Mundial do Comércio (OMC) entende estarem criadas as condições para o efeito.

Entretanto, a República de Angola manifestou, no encontro, a sua reserva á constituição da zona livre pelas actuais condições do país, nomeadamente por levar a cabo um processo de reestruturação económica, e pela necessidade do projecto ser analisado de uma forma mais abrangente.

Existem três países considerados especiais, nomeadamente a República Democrática do Congo, o Madagascar e Angola, que manifestou as suas reserves á criação da zona de comércio livre pelas actuais condições do país e por considerar que o processo deve ser visto de uma forma mais global e não apenas por via das trocas comercais, defendeu a ministra angolana.

Ana Dias Lourenço defendeu ainda a necessidade de tornar o desenvolvimento dos países mais equilibrado, visando a constitutição de um fundo de desenvolvimento regional, previsto no Programa Indicativo Regional.

Chefiada pela ministra do Planeamento, a delegação angolana integrou ainda os vice-ministros das Finanças, Job Graça, e da Agricultura, Zacarias Sambeny, a conselheira do Presidente da Republica, Albina Assis, e a secretaria nacional da SADC, Beatriz Morais.

A reunião do Comité Integrado de Ministros da SADC teve como objectivo encontrar uma visão comum quanto a integração regional, com a discussao da rede regional de planificação energética e o desenvolvimento de um visto único.

Com mais de 200 milhões de habitantes, a Comnidade de Desenvolvimento da Africa Austral é composta por 14 países, nomedamente Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesotho, Malawi, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, RD Congo, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (AngolaPress)

Nenhum comentário: