terça-feira, 5 de junho de 2007

Angola / BFA torna-se membro do programa de Financiamento do BM

Luanda -- O Banco de Fomento Angola (BFA) integrou hoje o Programa de Financiamento de Operações de Importações e Exportações adstrito à Corporação Financeira Internacional (IFC), instituição do Banco Mundial (BM).

O acordo, que prevê a disponibilização de uma linha de crédito de 50 milhões de dólares americanos para o BFA, foi rubricado pelo se presidente da Comissão Executiva, Emídio Pinheiro, e pelo representante do IFC para Angola e Moçambique, Babatunde Onitiri.

De acordo com Emídio Pinheiro, o acordo com o IFC, que faz do BFA o primeiro banco angolano a integrar este programa, permitirá à instituição alargar o seu potencial de negócios e intensificar a capacidade de crescimento e de expansão da sua actividade com o estrangeiro, integrando a rede de bancos emissores à escala mundial.Outra vantagem, explicou, está na inserção do banco num patamar de reconhecimento dos seus métodos e critérios de gestão a nível internacional, assim como constitui um desafio para a sua instituição no sentido de melhorar continuamente a sua actividade.

Por sua vez, Babatunde Onitiri mostrou a sua satisfação pelo BFA ser o primeiro banco angolano a aderir ao programa, permitindo assim à instituição satisfazer as necessidades financeiras dos seus clientes corporativos, bem como de pequenas e médias empresas, um mecanismo vital para o crescimento económico em Angola.

A estratégia da IFC em Angola estabelece-se no apoio financeiro aos pequenos e médios negócios, assistência técnica e financiamento aos grandes projectos e no aumento da participação e melhoramento do clima de investimentos.

Por outro lado, o BFA recebeu, quinta-feira, pela quinta vez consecutiva o prémio Straight Through Processing, atribuído pelo Deutsche Bank Trust Company, que reconhece o elevado padrão e qualidade do processamento de pagamentos internacionais, que só os melhores bancos do mundo têm acesso. (AngolaPress / 04 Junho 2007)

Nenhum comentário: