sábado, 2 de junho de 2007

Brasil / Lula discute comércio na índia e biocombustíveis no G8

Numa viagem de oito dias a partir desta sexta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai à Índia para "consolidar a parceria bilateral" e aumentar o comércio entre os dois países e à Alemanha para tentar convencer os membros do G8 da importância dos biocombustíveis para combater as mudanças climáticas e reduzir a pobreza no mundo.

Na Alemanha, o presidente terá ainda vários encontros bilaterais com chefes de Estado, como o presidente americano George W. Bush, o russo Vladimir Putin e o francês Nicolas Sarkozy, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Depois de uma parada em Londres para assistir ao amistoso Brasil e Inglaterra nesta sexta-feira, o presidente parte no sábado à noite para a Índia, o principal parceiro do Brasil na cooperação política sul-sul.

É a segunda visita do presidente Lula ao país. Em 2004, ele foi convidado especial do governo indiano nas comemorações do Dia da República e em setembro do ano passado recebeu em Brasília o primeiro ministro indiano, Manmohan Singh.

Comitiva de empresários
Brasil e Índia atuam de forma conjunta no G4 (junto com Alemanha e Japão), para pressionar pela reforma do Conselho de Segurança da ONU, e no G20, que reúne os países em desenvolvimento nas negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os dois países também formam, junto com a África do Sul, o IBAS.

Faz parte da programação da visita um seminário empresarial sobre comércio e investimento que terá a participação de 108 empresários e executivos de 60 empresas brasileiras, na segunda e terça-feira. O presidente faz um discurso na abertura do evento.

Alemanha
O Brasil participa da reunião ampliada do G8, em Heiligendamm, na Alemanha, junto com outros quatro países - Índia, China, África do Sul e México.

"O principal interesse do presidente está centrado nessa questão dos biocombustíveis, da relação entre mudanças climáticas, biocombustíveis e combate à pobreza. É para isso que o presidente deseja chamar a atenção", afirmou o porta-voz do governo brasileiro.

Integram a comitiva do presidente na primeira parte da viagem os ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Franklin Martins (Comunicação Social), além do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Outros ministros podem viajar diretamente para a reunião do G8. (Vermelho / O Estado de S.Paulo / 1 junho 2007)

Nenhum comentário: