sábado, 2 de junho de 2007

Brasil / Lula convoca embaixador para explicar críticas de Chávez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou o Itamaraty convocar o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, para prestar esclarecimentos sobre as declarações do presidente Hugo Chávez a respeito do Congresso brasileiro.

Chávez criticou hoje (1º) uma manifestação dos parlamentares a favor das transmissões da Radio Caracas Televisión (RCTV), que saiu do ar na última segunda-feira após decisão do governo venezuelano de não renovar sua concessão.

Segundo a Agencia Bolivariana de Notícias (ABN), Chávez disse que “seria mais fácil o império português voltar a se instalar no Brasil do que o governo da Venezuela devolver a concessão, que já terminou, a uma emissora da oligarquia”. Além disso, referiu-se ao Congresso brasileiro como “papagaio” dos Estados Unidos e dominado pela direita.

Questionado por jornalistas em Londres, Lula comentou o assunto. “O Chávez tem que cuidar da Venezuela, eu tenho que cuidar do Brasil, o Bush tem que cuidar dos Estados Unidos e assim por diante”, afirmou, na residência oficial da Embaixada do Brasil.

O presidente também ponderou sobre a necessidade de saber exatamente o que foi dito. “Eu não posso falar de um discurso de um chefe de Estado só porque você está me fazendo a pergunta”, disse aos jornalistas. “Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou ou não falou. Se ele falou, certamente o embaixador em Caracas vai comunicar o Itamaraty. E depois é o seguinte: todos nós somos adultos e cada um tem responsabilidade pelo que fala”. Parlamentares brasileiros também se manifestaram.

Desde que saiu do ar, a RCTV foi substituída por uma emissora estatal, a Televisora Venezolana Social (TVes).

Confira a íntegra da nota do Itamaraty:

“Tendo tomado conhecimento, em Londres, de declarações atribuídas ao Presidente Hugo Chávez a respeito do Congresso brasileiro, o Presidente Lula reafirmou seu total apoio às instituiçoes brasileiras e expressou seu repúdio a manifestações que coloquem em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos, que norteiam essas instituições.

Enquanto aguarda a transcrição das referidas declarações, o Presidente Lula determinou que o Ministério das Relações Exteriores convoque o Embaixador da Venezuela no Brasil para os indispensáveis esclarecimentos”. (Agência Brasil / Vermelho / 1 junho 2007)

Leia também:

Senado corre o risco de jogar água no moinho dos golpistas, diz secretário do PCdoB
RCTV, papagaios e disputa hegemônica
Chávez diz que Senado brasileiro é papagaio de Washington

Nenhum comentário: