sexta-feira, 1 de junho de 2007

Vietnã-Brasil: amizade que se fortalece

Foi coroada de êxito a visita oficial da maior autoridade do Vietnã, o Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh. A convite do presidente Lula, Manh chegou ao Brasil no último dia 27 e tem sua partida programada para a data de hoje, dia 30. Na declaração conjunta, Lula e Manh proclamam que a relação entre os dois país adentrou-se " a uma nova era".

A agenda do Secretário-Geral Nong Duc Manh foi intensa e diversificada. Ele teve um encontro com o presidente Lula do qual resultou uma importante declaração conjunta que contém compromissos de parcerias e ações num leque largo de temas.

Manh foi recebido, também, em audiência pelo presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arlindo Chinaglia. Encontrou-se, também, com dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PC do B), do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Vietnã, criado em 1999 pelo deputado federal Aldo Rebelo. Visitou a cidade do Rio de Janeiro, onde se reuniu com o Governador Sérgio Cabral e assistiu à cerimônia de inauguração da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã.

A declaração conjunta pela sua abragência e importância dos temas, de fato, evidencia as perspectivas novas que se abrem na relação entre os dois país. Ela explicita a ação conjunta do Brasil e Vietnã na defesa paz, da soberania dos países e a opinião comum quanto a necessidade de se fortalecer e "reformar as Nações Unidas, em particular o Conselho de Segurança, de modo a dotar a Organização de maior representatividade, legitimidade e eficácia, com a inclusão de países em desenvolvimento como membros permanentes."

Pela declaração, Brasil e Vietnã irão "somar esforços em favor de uma ordem internacional mais próspera, justa e estável, na qual os frutos do progresso sejam partilhados da forma mais eqüitativa possível. Com esse objetivo, concordaram em estimular o processo de consultas nos fóruns internacionais de que ambos os países são membros."

O Vietnam reiterou o apoio à candidatura brasileira a assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e o Brasil reafirmou, por sua vez, o apoio à candidatura do Vietnã a assento não-permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no período de 2008-2009.
Entre outros assuntos , a declaração conjunta firma o compromisso de se incrementar as trocas comerciais bilaterais, hoje, ainda muito aquém das possibilidades. Irão buscar uma relação entre as empresas dos dois países , sobretudo, "em áreas nas quais apresentam alta competitividade (como hidreletricidade, bioenergia, siderurgia, indústria alimentícia, processamento de madeiras, agropecuária e aqüicultura)."

Pactuaram ainda a cooperação "nos campos da saúde e ciências biomédicas e do etanol, assim como no desenvolvimento de projetos hidrelétricos no Vietnã. Comprometeram-se a acelerar a conclusão do instrumento bilateral em negociação na área do etanol e a intensificar os esforços para a negociação de instrumentos nos campos da cooperação técnica e dos esportes. No contexto da visita, foi assinado o Acordo de Cooperação na Área de Saúde e Ciências Biomédicas entre o Brasil e o Vietnã."

Destaca-se nessa agenda, o encontro realizado no café-da-manhã de ontem, dia 29, em Brasília, entre dirigente vietnamita e a uma representação da direção do Partido Comunista do Brasil-PCdoB, formada pelo presidente do Partido, Renato Rabelo; o vice presidente, deputado Renildo Calheiros (PE), e o secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho. Pela parte vietnamita, estavam presentes, além de Manh, toda a delegação que acompanha nessa viagem.

Neste encontro, conforme noticiou o Vermelho, Manh exaltou o ''excelente nível'' das relações PCV-PCdoB. Disse que os vietnamitas acompanham e se alegram com o papel que os comunistas jogam na vida do Brasil. O presidente do PCdoB, Renato Rabelo sublinhou a admiração do povo brasileiro pelo exemplo vietnamta, no passado, ao combater a agressão norte-americana, e hoje, na construção socialista, citando também a figura-símbolo de Ho Chi Min. (Vermelho / Editorial / 30 de maio de 2007)

Nenhum comentário: