quarta-feira, 13 de junho de 2007

Timor-Leste / Programa da FRETILIN para Bolsas de Estudo para promoção dos direitos da Mulher

Eleições Legislativas de 2007 / "Defendemos a independência de Timor-Leste"

Comunicado de imprensa / 12 Junho 2007

O Governo da FRETILIN criará um programa de bolsas de estudo, como forma de encorajar as raparigas a completar o ensino primário, secundário e universitário, como parte dos seus objectivos para desenvolver o estatuto da mulher.

O programa de bolsas de estudo criará, inicialmente, algumas centenas de bolsas para cada um dos 13 distritos, tendo início no próximo ano.

O Secetário-Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, disse hoje que o segundo mandato do governo da FRETILIN assegurará que mais raparigas tenham a oportunidade de completar os estudos primário, secundário e universitário, em Timor-Leste.

O compromisso do partido em criar um programa de bolsas de estudo foi realizado durante um diálogo de 6 horas com representantes da FRETILIN de Díli e outras áreas.

Dr. Alkatiri disse que o número de bolsas de estudo a ser criado será avaliado cada ano, dependendo das receitas vindas dos recursos petrolíferos de Timor-Leste.

"Isto é uma iniciativa da FRETILIN que é viável, sustentável e efectiva, com o objectivo de melhorar o nível de educação, particulamente da escola primária até à universidade e assegurar que as raparigas completem a sua educação até ao nível universitário", disse Dr Alkatiri.

Há, actualmente, mais oportunidades para rapazes estudarem no ensino secundário e pós-secundário. Isto deve-se às barreiras financeiras e culturais que impedem as mulheres de completar o seus estudos.

"Não se pode excluir 50% da população de participar no desenvolvimento económico, social e politico da sociedade e da nação. Isto é o que efectivamente se está a fazer, e continuará a ser feito caso as barreiras não sejam removidas, de forma a que a mulher desenvolva os seus enormes potenciais.

A FRETILIN tem um historial, do qual se orgulha, em promover os direitos da mulher e a igualdade do género. O programa das bolsas de estudo é uma prova do nosso compromisso em dar à mulher os mesmos direitos".

Para mas informacao:
Jose Teixeira (+670) 728 7080,
fretilin.media@gmail.com
www.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

Nenhum comentário: