quinta-feira, 14 de junho de 2007

Portugal / Projecto que une e inspira canadianos lusófonos apoiado

O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, decidiu apoiar, com uma comparticipação de oito mil dólares, o projecto "Força", desenvolvido pelo Congresso Nacional Luso-Canadiano.

Força.ca é o nome de um novo website concebido para apoiar a população crescente das comunidades de língua portuguesa no Canadá, com o objectivo expresso de "celebrar, inspirar e unir os canadianos lusófonos".

Este projecto, que tem como lema "força juntos", propõe-se, também, fortalecer o sentido de união da diversificada comunidade canadiana de Língua Portuguesa, com raízes em Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste, e que, hoje em dia, é já, uma grande voz cultural no Canadá.

Com informação em português, inglês e francês, o site www.forca.ca é o primeiro do género dirigido aos canadianos lusófonos, tendo sido desenvolvido pelo Congresso Nacional Luso-Canadiano e financiado pelo Canadian Heritage. Um dos elementos importantes do Força é a sua acção muito dirigida para os jovens, com secções especiais apresentando canadianos de Língua Portuguesa bem conhecidos como Nelly Furtado, Arthur Mendonça e Natacha dos Santos, entre outros. O site disponibiliza ainda aos jovens blogs e informação sobre bolsas de estudo, programas de equiparação académica e programas de tutória.

Para a Direcção Regional das Comunidades, este site revela-se "uma presença global e de fácil utilização, que, de forma elegante, faz o perfil da história, presença e contribuições dos luso-canadianos e dos seus descendentes na sociedade canadiana, servindo o crescente espectro multicultural do Canadá como um recurso de uma só etapa para os jovens, estudiosos, e até a comunidade em geral". (Diário dos Açores / 13 Junho)

Nenhum comentário: