segunda-feira, 11 de junho de 2007

Timor-Leste / PM Estanislau da Silva: “É urgente melhorar as condições de vida e de trabalho dos militares”

Gabinete do primeiro-ministro

Informação à comunicação social

MODERNIZAÇÃO DAS F-FDTL SERÁ feita de forma prudente e GRADUAL

Díli, 6 de Junho de 2007 - O Primeiro-ministro e Ministro da Defesa, Engº Estanislau da Silva, disse que o desenvolvimento e a modernização das F-FDTL são prioridades nacionais que o III Governo Constitucional acompanha com atenção.

“O investimento na modernização das F-FDTL é prioritário e será previsto na proposta de Orçamento que o III Governo tem em preparação para ser entregue como recomendação ao próximo executivo a sair das eleições”, disse o Primeiro-ministro.
“A construção de uma pequena força militar moderna visa contribuir para a segurança e a estabilidade da comunidade, acompanhando o esforço global de modernização do país”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“As F-FDTL poderão contribuir positivamente para a integração regional de Timor-Leste, reforçando relações com os países vizinhos. Isso está previsto no Estudo 2020, com a participação em exercícios conjuntos com outros países e em operações internacionais de manutenção de paz”, referiu o titular da pasta da Defesa.

Uma força militar competente e respeitada é um factor de estabilidade social, contribuindo para criar um ambiente de confiança e, por essa via, para o crescimento e o desenvolvimento.

“O investimento do país nas suas forças armadas será feito de forma prudente e gradual, à medida das possibilidades económicas e financeiras, pelo que será um contributo positivo para o desenvolvimento nacional”, declarou o Primeiro-Ministro.

O Engº Estanislau da Silva reuniu-se Quarta-feira (6/6) com o Estado-Maior das F-FDTL na sua primeira iniciativa como titular da pasta da Defesa. Na reunião, que decorreu no quartel de Tasi Tolu, procedeu-se ao levantamento das prioridades de investimento e modernização.

O comandante das F-FDTL, Brigadeiro Taur Matan Ruak, fez uma exposição dos principais projectos de desenvolvimento das F-FDTL, sublinhando a reorganização da sua estrutura, a construção de infra-estruturas e o reequipamento.

O Primeiro-ministro e Ministro da Defesa referiu-se às prioridades a contemplar na proposta de Orçamento de Estado para o próximo exercício.

“É urgente melhorar as condições de vida dos militares e investir também nas suas condições de trabalho”, disse o Primeiro-ministro.

“As condições de vida só podem melhorar de forma estável com a elaboração da legislação sobre remunerações e promoções. É também necessário elaborar uma lei sob as pensões a pagar aos militares que passarem à reserva”, declarou.

“Quanto às condições de trabalho, é urgente programar o investimento na sua melhoria. As prioridades são os quartéis para colocação de companhias em todos os distritos, o Quartel-General das F-FDTL e outros alojamentos militares”, disse.

“Vamos deixar trabalho preparado para o próximo governo e vamos procurar resolver, desde já, alguns problemas, quando for possível fazê-lo no curto mandato deste Governo”, afirmou o Engº Estanislau da Silva.

“Assinei recentemente a aprovação da aquisição do muito necessário sistema integrado de comunicações das F-FDTL”, anunciou.

O chefe do Governo manifestou-se favorável à autonomização administrativa e financeira das F-FDTL relativamente à estrutura do Ministério da Defesa, incluindo as operações especializadas de aprovisionamento das F-FDTL.

O Primeiro-ministro disse que a programação a realizar terá em conta as necessidades de reequipando, incluindo a prioridade à componente naval, e sublinhou que o desenvolvimento e modernização das F-FDTL são áreas de consenso nacional pelo que é importante deixar trabalho avançado para o futuro Governo.

“O planeamento orientador até 2020 está feito. Agora é necessária a programação dos investimentos. Alguns serão incluídos no esboço de Orçamento de Estado que o actual governo tem em preparação para entregar como recomendação ao próximo executivo”, declarou.

“As F-FDTL têm um grande contributo a dar à construção de Timor-Leste como país moderno, pacífico e em desenvolvimento. Por isso, o país deve dar às F-FDTL condições que permitam a sua modernização e profissionalismo”, acrescentou o Engº Estanislau da Silva. - FIM.

Para informação adicional, por favor contactar:

Hakarak informasaun ne’ebe detalhu bele kontaktu ho:

For further information, please contact:

Ivana Belo
Serviço de Comunicação
Gabinete do Primeiro-Ministro
unugina2004@yahoo.com+670 72 3559.
António Ramos André
Assessor para a Comunicação
Gabinete do Primeiro-Ministro
Palácio do Governo, Díli – Timor-Leste

antónio.m.andre@gmail.com+670 7319905

Nenhum comentário: