segunda-feira, 11 de junho de 2007

Timor-Leste / Oposicão desacreditada quanto a sua reivindicação

Comunicado de Imprensa / 10 de Junho de 2007

Sobre a Paz, Lei e Ordem

"O líder do CNRT prefriu acusar a FRETILIN pelo tiroteio mortal ocorrido a semana passada em Viqueque, classificando-o como um acto de violência política. A sua acusação totalmente infundamentada contra a Fretilin serve apenas para enfraquecer a sua reivindicação de que é apologista da paz, lei e ordem", afirmou hoje , o Presidente da FRETILIN,. Francisco Lu Olo Guterres.

"A actual proposta do CNRT para a imposição da lei e ordem é simplesmente uma repetição das medidas adoptadas pelo governo da FRETILIN. Orgulhamo-nos dos nossos feitos – para assegurar que a corrupção seja controlada por um Inspector-Geral verdadeiramente independente e pela Proveradoria Geral, um Parlamento Nacional, capaz de assegurar que o governo assuma as suas responsabilidades, um sistema judicial capaz de fazer justice rápida e justa, tornar as forças policiais (PNTL) e as forças armadas (F-FDTL) em instituições de segurança profissionais e não politizadas", disse Lu Olo.

"O CNRT errou ao alegar que foi o Governo da Fretilin que organizou ou pelo menos "autorizou" a polícia e as forças armadas a confrontarem-se no ano passado, pondo à nossa jovem nação novamente de rastos", disse Lu Olo.

"O próprio lídere do CRNT deve assumir responsabilidade por ter incluído como candidato do seu partido o ex-chefe da policia, Paulo Martins, que foi mencionado pela Comissão Especial Independente de Inquérito das Nações Unidas o ano passado por ter ilícitamente armado uma força sob o commando do Vice- Comandante Abílio Mesquita, que mais tarde comandou um grupo para atacar a residência do Brigadeiro-General Taur Matan Ruak no dia 24 de Maio, de 2006, disse Lu Olo.

O Relatório da Nações Unidas afirma na página 41:

O Comandante Geral da PNTL retirou armas do Paiol Nacional da PNTL sem o conhecimento do seu responsável. No dia 23 de Marco 60 armas Steyer e 50 caixas de munições foram enviadas para o quartel do URP em Aileu. No dia 15 de Abril 10 armas Steyer e munições foram enviadas para o posto de polícia de Liquiça. A seguir ao incidente do dia 25 de Maio ele deu ordens para que 10 armas Steyer e munições fossem guardadas na estação de policia de Gleno.

A Comissão também demonstrou preocupação pelo facto de alguns policias originários da zona oeste, terem sido especialmente armados sob o comando do Vice-Comandante da PNTL do Distrito de Dili, Abilio Mesquita, que treinou 10 policias da PNTL originários da parte occidental, da "Força Encarregue da Missão Especial do Distrito de Dili a 11 de Maio.

Por conseguinte, estes oficiais mantiveram-se sob o seu comando e foram armados com armas Sterey. Posteriormente, mais 25 oficiais da PNTL, originários da parte ocidental, foram armados com armas Sterey pelo Comandante Mesquita a 17 de Maio e, ficaram, por conseguinte, sob o seu comando.

Este treinamento e armamento dos oficiais da Policia originários do oeste foram efectuados com a autorização do Comandante Geral da PNTL.

"Estas armas distribuídas por Paulo Martins e usadas para tentar derrubar o eleito governo da Fretilin são as mesmas que o líder do CNRT usa como referencia para dizer que a onda violência é da responsabilidade da Fretilin.

"Levanta-se exactamente o mesmo problema com os líderes do CNRT em relação a Railós e o seu grupo armado. A "Comissão Especial Independente de Inquérito das Nações Unidas", disse também que Railós devia ser acusado e levado a tribunal, mas isto não aconteceu. O líder do CNRT deveria assumir a responsabilidade por isso, mas em vez disto, Railós é actualmente coordenador da campanha do CNRT no Distrito de Liquiça.

"Esta duplicidade de posições deve terminar já", disse Lu Olo.

"O líder do CNRT sabe muito bem que a "Comissão Especial Independente de Inquérito das Nações Unidas" pediu mais investigação para o caso do ex-Primeiro-Ministro Mari Alkatiri, acerca da distribuição de armas, mas já havia uma ininterrupta e longa investigação que acabou por concluir que não havia caso para responder", argumentou Lu Olo. "

Porque é que ele continua a insistir no relatório da NU mas não no resultado da investigação?'"Esta elei,ão Parlamentar é acima de tudo para assegurar a paz e segurança, e retirar o nosso povo da pobreza. A Fretilin tem sido vítima da violência neste último ano e meio, e não o instigador.

Pedimos ao povo para votar nos candidatos da FRETILIN em 30 de Junho porque o Governo da Fretilin actuará para:

• Acabar com os perpetradores da violência,

• Continuar com o bom record de luta contra a corrupção,

• Reforçar a nossa capacidade judicial,

• Reconstruir a Policia e as Forças Armadas e torná-las profissionais, e

• Continuar o Programa de Desenvolvimento Económico para que o Produto Interno Bruto (PIB) alcance um crescimento de 7%/ano, baseado numa boa gestão do Fundo do Petróleo".

"A FRETILIN desafia os partidos da Oposição a revelarem ao público os detalhes dos programas propostos em vez de continuarem a falar vagamente usando slogans sem fundamento", afirmou Lu Olo.

Para mais informacões, contacte por favor:
José Teixeira +670 7287080
Fretilin media: +670 7335060, ou enviar email para:
fretilin.media@gmail.com
www.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

Nenhum comentário: