segunda-feira, 11 de junho de 2007

Timor-Leste / FRETILIN defende uma gestão responsável de fundos públicos

Comunicado de Imprensa / 10 de Junho de 2007

FRETILIN, o maior partido de Timor-Leste, disse que continuará a gerir os fundos de estado com responsabilidade e criticou os partidos da oposicão por fazerem promessas que levarão o país à falência. O partido fez estes comentários durante os encontros realizados com os quadros do partido, realizados nos distritos de Aileu, Manufahi e Ainaro, a sul de Dili e ainda nos distritos de CovaLima e Bobonaro, a oeste de Dili durante o período de 3 a 8 de Junho.

Os encontros foram liderados pelo Presidenteda FRETILIN Francisco Guterres Lu Olo, pelo Secretário-Geral da FRETILIN Dr. Mari Alkatiri, pelos líderes seniores da FRETILIN e membros do governo.

Dr. Alkatiri disse "nos últimos cinco anos conseguimos criar um sistema legal e instituicões de estado capazes de assegurar que os fundos do estado possam ser geridos responsavelmente, manter um controlo financeiror cerrado sobre as despesas do estado e recusamos empréstimos do Banco Mundial.

"Estas medidas foram tomadas para que Timor-Leste pudesse ter controlo da sua economia de modo a que as novas gerações de Timorenses também possam obter benefícios reais."

Alkatiri continuou: "Os Partidos da Oposicão fazem promessas sem pensar nas consequências para a economia. Por exemplo, algumas das promessas têm a ver com o estabelecimento de bancos em cada um dos 442 sucos (nível administrativo), reparar todo o pedaco de estradas em cinco anos e distribuir dinheiro do fundo de petróleo. Estas promessas demonstram falta de visão para o real desenvolvimento.

"Analisamos as suas promessas e calculamos que, se as ideias dos partidos da oposicão forem implementadas, o fundo de petróleo que tanto custou ao Governo da FRETILIN a estabelecer, irá para a falência em menos de 4 anos. Se isto acontecer, Timor-Leste será forcado a pedir dinheiro emprestado a países e instituições estrangeiras, levando-nos a endividarmos. Isto foi algo que tentamos evitar, com sucesso, até agora."

"Há países que continuam a pagar as suas dívidas décadas depois de se terem tornado independentes. Se Timor-Leste optasse por seguir o mesmo caminho, isto levaria a que criassemos uma dívida que não seria paga atá à geração dos nossos netos. Isto significaria também que os Timorenses não teriam controlo da sua economia e não teriam liberdade de gastar o dinheiro em áreas chaves de vital importância para as pessoas tais como a saúde, educacão e agricultura", afirmou Alkatiri.
Lu Olo disse "o esforco feito pelo governo da FRETILIN é garante o desenvolvimento único e estável de Timor-Leste, e a certeza de que os Timorenses exercem controlo. Isto só foi possível fazer-se no governo da FRETILIN, que possui a experência necessária e dedicação para com o povo Timorense."

Lu Olo disse "Continuemos a fazer campanhas focando políticas e desafiamos os outros partidos a debater sobre o desenvolvimento da economia."

Para mais informações, contacte com Jose Teixeira +670 728 7080 ou escreva para fretilin.media@gmail.comwww.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

Nenhum comentário: