Bissau, 15 outubro 2007 - Os deputados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram hoje à União Europeia a ponderar o perdão da dívida dos países menos desenvolvidos do continente africano para ajudar a erradicar a pobreza em África.
O apelo foi feito num ponto da resolução final do VI Fórum Parlamentar da CPLP, que decorreu sábado e domingo em Bissau, Guiné-Bissau, dedicado à importância da Cimeira União Europeia/África, a realizar em Dezembro, em Lisboa.
O fórum "exorta os países da União Europeia a ponderarem sobre a necessidade da adopção de medidas políticas que visem o perdão da dívida dos países menos desenvolvidos de África, como contributo necessário para a erradicação da pobreza e ao cumprimento das metas preconizadas pelo Milénio", refere o documento da resolução final.
Os deputados da CPLP apelaram também aos participantes na Cimeira UE/África para adoptarem medidas inclusivas e "mutuamente vantajosas no âmbito da cooperação e da erradicação das grandes endemias", nomeadamente da malária e vírus da Sida.
Sem fazerem qualquer referência à questão relacionada com a participação ou não do presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, os deputados pediram aos países que vão participar na cimeira para traçarem estratégias que resolvam os conflitos de forma transparente e fundamentadas nos princípios de Estado de Direito Democrático e boa governação. (RTP/Lusa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário