quinta-feira, 18 de outubro de 2007

África do Sul/Documento final da Cúpula do Ibas pede prioridade para retomada da Rodada Doha

Pretória (África do Sul), 17 outubro 2007 - O documento final da 2ª Cúpula do Ibas, grupo de países que reúne Brasil, Índia e África do Sul, apresentado hoje (17), defende a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas pede prioridade para a retomada da Rodada Doha, que prevê o fim das barreiras para o livre comércio.

Em entrevista coletiva após a apresentação do documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, nesta área, não existem amigos, e sim interesses de estados, que são, na maior parte das vezes, opostos. "Não são um clube de amigos, são interesses de Estado contra interesses de Estado, e buscamos uma mediana em que ganhem os países pobres e cedam os países ricos", afirmou o presidente.
Lula disse acreditar que um acordo possa ser fechado no contexto da Organização Mundial do Comércio (OMC). "África do Sul, Brasil e Índia estão confiantes em que um acordo possa ser firmado."

Sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU, Lula ressaltou que a realidade geopolítica de hoje é bem diferente da de 60 ou 70 anos atrás. Para ele, o conselho precisa ser reformulado para que não ocorram episódios como a Guerra do Iraque, em 2003. "Tem muitos países que ganharam importância em seus continentes e que precisam estar representados no conselho para não ocorrer na ONU o que ocorreu no Iraque. Se não, as Nações Unidas perdem a credibilidade e a necessidade de existirem."

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/10/17/materia.2007-10-17.3979012841/view

Nenhum comentário: