São Paulo, 23 outubro 2007 - A Polícia Federal prendeu no último domingo um cidadão suíço após uma suposta ofensa a uma funcionária negra de uma companhia aérea no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, informou comunicado da PF nesta terça-feira. Davide Bianchi, de 38 anos, disse que estava no Brasil desde o dia 14 de outubro para um campeonato de bocha.
Segundo o comunicado, Bianchi teria ficado irritado com o atraso de seu vôo e com a suposta falta de atenção prestada por uma funcionária da empresa aérea.
A PF informou que, de acordo com relatos do suíço, a representante da empresa teria dado tratamento preferencial para um amigo e não para ele, o que 'acabou por irritá-lo um pouco mais, fazendo com que proferisse as palavras de significativo teor racista'.
Sobre as ofensas, 'negra e macaca', confirmadas por testemunhas, 'o suíço preso limitou-se a dizer que ele 'é que se sentia sofrendo crime de racismo aqui no Brasil em função do atraso do seu vôo'', informou a nota da PF.
A pena para injúria qualificada é de um a três anos de prisão.
'Após a formalização dos procedimentos em sede policial, o preso foi conduzido ao sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, onde permanecerá à disposição da Justiça', concluiu a nota. (Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário