segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Angola/José Eduardo dos Santos satisfeito com incremento da linha de crédito do Brasil

Luanda, 22 outubro 2007 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, referiu quinta-feira, em Luanda, que o anúncio da possibilidade do Brasil incrementar quase para o dobro a actual linha de crédito é satisfatório.

"Esta é uma outra prova da disponibilidade que Brasil sempre demonstrou de incrementar as relações comerciais com Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento e para o aprofundamento de uma cooperação exemplar", disse o estadista na abertura da conversações entre as delegações de Angola e do Brasil, no quadro da visita do seu homólogo brasileiro, Lula da Silva.

Segundo afirmou, com a visita de Lula, poder-se-á entrar numa nova etapa, com os ajustes complementares previstos ao Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica no campo da Educação e da Saúde.

Um destes ajustes, explicou José Eduardo dos Santos, visa capacitar técnicos de educação em Angola, com vista à análise e aprofundamento da Proposta de Reforma Curricular, que permita adequar cada vez mais eficaz e criativa o seu conteúdo à realidade do país.

De acordo com o Chefe de Estado, no mesmo espírito se inscreve a implementação do projecto "Escola para todos" que vai capacitar formadores em educação especial, em benefício dos alunos com insuficiências visuais, auditivas ou mentais ou com transtornos de outra natureza que afectem o seu desenvolvimento.

No domínio da saúde, José Eduardo dos Santos disse que há a possibilidade de aplicação de um projecto que pretende fortalecer o Sistema de Vigilância Epidemiológica de Angola e aperfeiçoar o Programa de Prevenção e Controlo da Malária, que continua a ser ainda a principal causa de morte em Angola.

"Para além destas medidas pontuais, de grande interesse para a integração cada vez mais abrangente de todos os cidadão no ensino e para melhorar os indicadores de saúde da nossa população, é importante dar-se também passos na identificação e alargamento de novas áreas de intervenção comum, tendo em conta os novos desafios que se apresentam de uma forma cada vez mais premente na arena internacional”, sublinhou Eduardo dos Santos.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, efectuou uma visita oficial de 48 horas a Angola. (AngolaPress)

Nenhum comentário: