sábado, 27 de outubro de 2007

Laboratórios de Angola e Guiné Bissau assinam acordo de parceria

Luanda, 27 outubro 2007 – Os Laboratórios de Engenharia de Angola (LEA) e o de Engenharia Civil da Guiné-Bissau (LEGUI) assinaram sexta-feira, em Luanda, um acordo de parceria, no quadro de um programa conjunto de cooperação bilateral entre os dois países, com vista a troca de experiência técnica e científica.

A assinatura deste acordo surge da necessidade da implementação de projectos de desenvolvimento bilateral na área de engenharia civil, bem como na capacitação dos recursos humanos de ambos os países.

O documento foi rubricado durante a cerimónia de encerramento da vigésima primeira reunião ordinária das Comissões Coordenadoras do Convénio de Cooperação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Portugal, que decorreu de 22 a 27 deste mês, numa das salas de conferências do LEA, visando balancear as actividades desenvolvidas no presente ano, promover a troca de experiência e traçar o programa de acções para 2008.

Na ocasião, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação da Guiné Bissau, Rui de Araújo Gomes, disse que o acordo ora assinado demonstra quanto os Governos estão empenhados na cooperação bilateral entre os dois povos.

Segundo referiu, o Governo da Guiné Bissau, em particular o sector que dirige, vêm dando uma atenção especial ao Laboratório de Engenharia Civil local, dado a importância no cenário da reconstrução do país.

Informou que o conflito político/militar de 1998/1999, que assolou o país, destruiu as instalações do LEGUI, sendo a sua reabilitação assegurada pelos fracos recursos do pelouro que dirige e do convénio de cooperação com outros laboratórios.

Manifestou a intenção do Ministério das Obras Públicas da Guiné Bissau em desenvolver parcerias de cooperação com o Instituto de Estradas de Angola (INEA) e demais áreas afectas ao sector das obras públicas de Angola. (AngolaPress)

Nenhum comentário: