Luanda, 17 outubro 2007 – O Governo angolano disponibilizou este mês para o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), adstrito ao Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, um valor de oito milhões de dólares norte-americanos, com vista a dar início à implementação das suas primeiras acções, soube a Angop.
Em declarações terça-feira à imprensa, durante a apresentação do "Programa de Desenvolvimento Rural, do Povo e de Combate à Pobreza", a vice-ministra da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, disse que este valor é proveniente do Orçamento Geral do Estado (OGE) e será aplicado, nos próximos três meses, em acções de desenvolvimento económico, político e social junto das populações.
Filomena Delgado referiu que, neste primeiro ano e até Dezembro, estão a ser beneficiadas 10 províncias, nomeadamente Huambo, Kwanza Sul, Benguela, Bié, Luanda, Uíge, Moxico, Malanje, Zaire e Huíla, estando as restantes incluídas no segundo ano do projecto, que inicia em Janeiro de 2008.
A vice-ministra explicou que a estratégia do programa será feita em três níveis. O primeiro tem a ver com projectos de apoio extensivo (intervenção na agricultura familiar e empresarial), com o objectivo de garantir a melhoria da produtividade.
O segundo visa a sedentarização populacional (fixação das populações), que tem o objectivo de reintegrar as comunidades rurais nos circuitos mercantis, e o terceiro o desenvolvimento integrado, visando promover a qualidade de vida das comunidades.
O "Programa de Desenvolvimento Rural, do Povo e de Combate à Pobreza", que se prevê para dois anos, teve um orçamento total inicialmente previsto de 150 milhões de dólares americanos, cuja implementação iniciou em Janeiro deste ano com o levantamento dos programas existentes em outros sectores com o mesmo objectivo de reduzir a pobreza, elaboração da estratégia e visitas a 10 províncias do país. (AngolaPress)
Leia mais
Governo aposta na melhoria das condições de vida da população rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário