Brazzaville, 17 outubro 2007 - Quatro novos acordos nos domínios da saúde e da agricultura foram assinados terça-feira pelos Governos do Congo e do Brasil, com vista a reforçar a cooperação entre os dois países, no termo de uma visita de 24 horas do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Brazzaville, informou hoje a "Panapress".
Segundo a fonte, estes acordos abrangem um apoio aos programas congoleses de luta contra o paludismo e a sida, a formação de recursos humanos e a transferência de tecnologia, bem como a cultura da cana-de-açúcar e da palmeira de dendém.
"Estes acordos inauguram uma nova era nas relações entre o Congo e o Brasil.
Ao deixar o Congo, estou certo que plantamos uma nova árvore nas relações entre os nossos dois Estados", declarou Lula da Silva, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.
"A nossa visita ao Congo é uma nova partida nas relações frutuosas entre os dois países", congratulou-se o chefe do Estado brasileiro, acrescentando que Brasília está a tomar uma decisão relativa à dívida congolesa estimada em 400 milhões de dólares, que propôs transformá-la em oferta de serviço, ou a sua anulação, respeitando os acordos do Brasil com o Clube de Paris.
"Nos próximos dias, vamos tomar uma decisão para o tratamento da dívida congolesa", insistiu o Presidente Lula da Silva, reafirmando a disponibilidade do seu Governo em progredir nas negociações com vista a chegar a uma solução através dos acordos específicos que reflectem a solidariedade do Brasil para com o continente africano.
Por seu turno, o chefe de Estado congolês convidou os empresários brasileiros a investir no Congo, porque numerosas oportunidades existem no seu país.
"Exorto-vos a vir investir no Congo", lançou Sassou Nguesso, na abertura de um seminário de empresários brasileiros e congoleses destinado à apresentação das oportunidades dos dois países.
Esta visita é a primeira de um Presidente do Brasil ao Congo desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados em Março de 1980.
O Presidente do Brasil deixou Brazzaville terça-feira à tarde para a África do Sul, terceira etapa de uma digressão africana que já o conduziu ao Burkina Faso. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário