Imensis/16 outubro 2007
Três bancos de Angola e dois de Moçambique é a participação dos países africanos de língua oficial portuguesa na lista dos 100 maiores bancos de África por capital publicada pela revista African Business.
A lista é liderada por cinco bancos da África do Sul - Standard Bank Group, ABSA Group, Nedbank Group, Investec e FirstRand Banking Group - a grande distância do sexto classificado pois se o FirstRand Banking Group dispõe de um capital de 2928 milhões de dólares o Crédit Populaire du Maroc tem apenas 1711 milhões de dólares.
Por activos a desproporação é ainda maior com o FirstRand Banking Group a dispor de 61700 milhões de dólares contra 16002 milhões de dólares para o banco marroquino.
O Banco Nacional do Egipto, que ocupa a 9ª posição por capital dá um salto para 34107 milhões de dólares quando os activos passam a ser o critério mas, mesmo assim, dispõe apenas de metade do 5º classificado, o FirstRand Banking Group.
O primeiro banco de um país de língua oficial portuguesa a aparecer na lista é o Banco de Fomento Angola na 53ª posição com um capital de 155 milhões de dólares a que segue o Banco de Poupança e Crédito, também de Angola, na 67ª posição com um capital de 66 milhões de dólares.
Na 78ª posição surge o Banco Africano de Investimento, ainda de Angola, com um capital de 51 milhões de dólares, a que se seguem nas 81ª e 96ª posições o Banco Internacional de Moçambique e o BCI Fomento, também de Moçambique, com capitais de 47 e 32 milhões de dólares, respectivamente. (Fonte: Macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário