Luanda, 16 outubro 2007 - A directora do Centro de Estudo e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC), Noelma Viegas D`Abreu, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, que os direitos humanos constituem o princípio do exercício de cidadania e uma das formas de preservação da identidade.
Noelma Viegas D`Abreu fez esta afirmação quando proferia o discurso de abertura da "Conferência Internacional sobre os direitos humanos", iniciado hoje, com término previsto para quarta-feira, na capital angolana.
A responsável do CEIC sustentou ser igualmente direitos do homem a partilha de todas as aquisições da humanidade, desde o acesso à água potável, electricidade e a informação através dos órgãos de comunicação social, entre outros.
Constam dos direitos do homem, adiantou, a igualdade de oportunidades, a luta contra a violência doméstica, a discriminação e a exclusão, direito ao emprego, cargos de decisão e de deteminados papéis sociais.
A académica lembrou que uma das maiores conquistas da humanidade é a sua capacidade de extrair riqueza da terra, produzir alimentos que actualmente, em vários lugares do mundo, traduziram-se numa das formas de violência dos direitos homem, provocando a falta de acesso a bens primários de sobrevivência.
Por este facto, acrescentou a directora, o CEIC decidiu realizar o evento para a troca de experiências com outras universidades africanas, por forma a introduzir no ensino universitário uma cadeira sobre direitos humanos.
Segundo ela, a investigação cientifica permite difundir o conhecimento utilizando o ensino de publicações e servir o público através de questionamento crítico das ideias da sociedade.
A sessão de abertura contou com a actuação do cantor e compositor angolano Wiza, interpretando canções do seu vasto reportório em língua nacional kikongo.
Durante o encontro serão apresentados os temas "revolucionando a educação dos direitos humanos nas universidades de África", "direitos humanos perspectivas e actualidade" e a "segurança global e os direitos humanos".
A conferência Internacional sobre os direitos humanos conta com a participação de delegados provenientes de Portugal, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos da América e da África do Sul. (AngolaPress)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Angola/Direitos Humanos constituem a base do exercício de cidadania
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário