sábado, 20 de outubro de 2007

Cabo Verde/Parlamento realiza fórum sobre corrupção e branqueamento de capitais

Cidade da Praia, 18 outubro 2007 - A Assembleia Nacional, em parceria com o Tribunal de Contas e a Embaixada de França, realiza hoje e sexta-feira, um fórum sobre “Cidadania e Responsabilidade na Luta Contra a Corrupção e o Branqueamento de Capitais”, fez saber o diário on line "A Semana".
De acordo com a fonte, o evento é destinado a deputados, funcionários e agentes da administração pública, quadros da AN, magistrados, juristas, eleitos municipais e jornalistas.
Estimular uma cultura de legalidade, responsabilidade e de observância de regras éticas, designadamente nos procedimentos referentes à obrigatoriedade de denúncia de actos de corrupção e à regularidade de auditorias, são, entre outros, os objectivos deste fórum parlamentar, que hoje começa e cuja abertura solene será presidida pelo chefe de Estado, Pedro Pires.
Durante os dois dias da sua duração os participantes vão debater, entre outros, os seguintes temas: Sistemas de informação e controlo das finanças públicas, O branqueamento de capitais e capacidade de resposta das instituições financeiras, judiciárias e policiais, O papel dos controlos interno e externo na luta contra a corrupção.
A apresentação dos referidos temas vai estar a cargo de especialistas nacionais e estrangeiros, entre os quais Georges Capdeboscq, conselheiro e mestre do Tribunal de Contas da França; José Pedro Delgado, juiz conselheiro do Tribunal de Contas de Cabo Verde, Nuno Lobo Ferreira, juiz conselheiro do Tribunal de Contas de Portugal, Michel Barreau, presidente do Serviço Central da prevenção da Corrupção, da França.
O encerramento do fórum será presidido pela ministra das Finanças, Cristina Duarte. (AngolaPress)

Nenhum comentário: