quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Fórum Social Moçambicano aponta atraso no debate sobre Objectivos do Milénio

Maputo, 16 outubro 2007 - O Fórum Social Moçambicano, que decorre desde segunda-feira até quarta-feira em Maputo, reconheceu que o debate em torno dos Objectivos do Milénio está atrasado, e criticou o Governo pela extrema pobreza existente no país.

O Secretário do Fórum Social Moçambicano (FSMoc), Fernando Menete, considerou que a pobreza extrema que ainda afecta mais de metade da população moçambicana não tem a ver com a falta de recursos naturais.

Nós acreditamos que um outro Moçambique é possível. Se ainda há pobreza em Moçambique é porque alguma coisa está a falhar, pois temos recursos. Temos de reflectir e identificar as falhas´, disse.

Para Menete, o debate em torno das Metas da ONU, que prevêem até 2015 a redução para metade da população que vive abaixo do limiar da pobreza, está atrasado na medida em que deveria ter começado há sete anos, quando o Governo assumiu esse compromisso.

Contudo, aquele responsável disse acreditar que algo pode ser feito no sentido de, através dos debates durante o fórum, contribuir para uma maior divulgação, avaliação do progresso, discussão crítica, geração de propostas e desafios para Moçambique acelerar o passo rumo ao alcance destes objectivos.

Falando à margem do segundo Fórum Social Moçambicano, sob lema `Rumo aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio´, Menete sublinhou que os Objectivos de Desenvolvimento de Milénio são, de facto, um instrumento que pode ajudar para o fim da pobreza.

Durante três dias, a capital moçambicana vai acolher o IIº Fórum Social Moçambicano, que surge como réplica do Fórum Social Mundial, um movimento que emergiu em 2001 contra os efeitos sociais da globalização neo-liberal, que se reúne anualmente para procurar alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

A propósito do encontro de Maputo, Menete referiu que servirá para fazer uma`avaliação crítica de tudo que foi feito até agora e o que ainda precisa ser feito´ em torno do processo de aplicação dos Objectivos da Nações Unidas.

`Pretendemos com o Fórum Social Moçambicano fazer uma maior divulgação destes objectivos e encontrar possíveis caminhos e a própria pertinência em relação ao alcance das Metas do Milénio´, disse.

Por isso, o Fórum foi dividido em vários eixos temáticos, que coincidem com os Objectivos do Milénio, nomeadamente a erradicação da pobreza extrema e a fome, o atingir da educação primária universal, a promoção de igualdade de género e aquisição de poder pela mulher, melhoria da saúde materna. (Imensis/Lusa)

Nenhum comentário: