quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Angola/Ministros da Defesa angolano e português manifestam intenção de criar parceria estratégica

Luanda, 18 outubro 2007 - Os ministros da Defesa de Angola e de Portugal, Kundi Paihama e Nuno Severiano Teixeira, respectivamente, manifestaram quarta-feira, em Luanda, a intenção de criar condições para o estabelecimento de uma parceria estratégica na análise de ameaças e riscos à segurança regional e internacional.
Esta intenção está expressa num comunicado de imprensa, que Angop teve acesso, no quadro do fim da visita oficial de trabalho de quatro dias a Angola, efectuada pelo titular da pasta da Defesa luso.

A visita do governante português, segundo o documento, centrou-se à volta do actual momento das relações de cooperação entre os dois países no domínio da Defesa, necessidade do seu reforço, bem como do facto de Portugal ter assumido a presidência da União Europeia, sendo uma das prioridades a aposta no diálogo entre Europa e África, nomeadamente em matéria de prevenção, gestão e resolução de conflitos.

Os dois ministros, ressalta o comunicado, apreciaram com satisfação o excelente nível das relações de cooperação bilateral entre ambos países, em particular na área técnico-militar, e reconheceram o grande impulso que o novo programa quadro de Comissão Técnica Militar (CTM) luso-angolana irá dar a qualidade dos projectos nele inscritos e o impacto que os resultados da sua implementação poderão trazer no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ambos dirigentes ratificaram as deliberações da 10ª reunião da Comissão Bilateral Luso Angolana no domínio da defesa e procederam a assinatura de uma declaração, com o objectivo de regulamentar a comissão mista.

Reconheceram haver um grande empenho da assessoria portuguesa na execução dos últimos projectos de cooperação técnico-militar, sobretudo no capitulo da formação de militares das Forças Armadas Angolanas.

As partes manifestaram ainda o agrado pelo clima caloroso e transparente, de fraternidade e confiança com que decorreram as conversações oficiais, Angola-Portuagal no domínio da defesa, o que tem caracterizado o desenvolvimento da cooperação militar, contribuindo decisivamente para a sua eficácia e mais valia.

A cooperação entre Angola e Portugal centra-se em aspectos ligados à modernização das diferentes instituições militares das FAA, estando em curso 12 projectos que abrangem vários sectores, no quadro da Comissão Técnica Militar, onde as autoridades portuguesas estão envolvidas.

Os projectos consubstanciam-se no apoio à estrutura superior de defesa e das FAA, ao Instituto Superior de Ensino Militar (ISEM), à Brigada das Forças Especiais, ao Centro de Instrução de Operações de Paz e à Escola Prática de Administração Militar.

A gama de projectos inclui também o apoio à Direcção dos Serviços de Saúde das FAA, Marinha de Guerra Angolana (MGA), Engenharia do Exército, Escola Militar de Formação Aeronáutica, ao Centro Psicotécnico da Força Aérea Nacional e ainda à formação de quadros militares angolanos em Portugal.

Kundi Paihama e Nuno Severiano Teixeira encabeçaram delegações dos respectivos países as conversações oficiais, consubstanciadas na base da cooperação existentes entre os dois ministérios da defesa e respectivas forças armadas.

Durante a sua estada o ministro português da Defesa foi recebido em audiências pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Primeiro-Ministro, Fernando da Piedade dos Santos e pelo Presidente em exercício da Assembleia Nacional, João Lourenço.

Visitou ainda a unidade de tropas especiais das FAA, baseada em Cabo Ledo, província do Bengo, onde assessores e instrutores militares portugueses contribuem para a elevação da capacidade organizativa e operacional, bem como na formação técnico-militar.

A base militar está vocacionada na preparação e formação de tropas especiais angolanos e de alguns efectivos dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Ainda na capital do país, Nuno Teixeira, na qualidade de professor-doutor, proferiu uma palestra sobre o tema: "Europa-África e os desafios à segurança internacional", que teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

O ministro português da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, deixou Luanda com destino à República Democrático do Congo. (AngolaPress)

Nenhum comentário: