Telavive, 13 outubro 2007 - Angola e Israel projectam aprofundar e expandir as suas relações financeiras, indica uma nota da embaixada de Angola em Telavive, divulgada no termo de uma visita oficial do ministro angolano das Finanças, José Pedro de Morais, a que a Angop teve sexta-feira acesso, em Luanda.
"O ministro das Finanças, José Pedro de Morais, acaba de efectuar uma visita oficial a Israel destinada ao aprofundamento das relações de cooperação financeira, como seguimento aos compromissos estabelecidos entre os dois países, aquando da visita do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em Julho de 2005", refere o documento da missão diplomática angolana.
"O que Angola e Israel estão a projectar, na prática, é a expansão das relações financeiras no sentido do envolvimento das estruturas governamentais israelitas", acrescenta a nota, indicando que o destaque vai para intervenção de uma agência pública de seguro de crédito para que as empresas israelitas com projectos em Angola passem a gozar de maiores benefícios".
Segundo o documento, no encontro com o seu homólogo israelita, Ronnie Bar-on, o ministro José Pedro de Morais reiterou a necessidade dos projectos israelitas em Angola passarem a ser financiados de acordo com as facilidades de cobertura governamental.
Para ambos governantes, a actual cooperação bilateral representa uma relação profícua para os dois países, e que a visita do ministro angolano "serviu para a criação das bases para a expansão desta cooperação".
o ministro angolano das Finanças abordou também com parceiros israelitas o actual estado da implementação de vários projectos em Angola, com destaque para o da Aldeia Nova, no município de Wako Kungo, na província do Kwanza Sul, e manteve debates em torno de projectos em carteira ligados a vários sectores da economia nacional.
Os projectos implementados em Angola por empresas israelitas são financiados por uma linha de crédito de Israel, avaliada em 500 milhões de dólares norte-americanos. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário