terça-feira, 2 de setembro de 2014

Moçambique∕Educação técnico-profissional: Produzir quadros à altura do mercado




O governo está a implementar desde 2006 um amplo programa de reforma que visa transformar a educação profissional num instrumento de desenvolvimento de competências para o sector produtivo, levando-o a responder melhor e estar alinhado com as necessidades do mercado de trabalho.

Segundo o director nacional do Ensino Secundário, Ivaldo Quincardete, que falava ontem no lançamento da Semana do Ensino Técnico-Profissional, a reforma em curso consiste na reabilitação de instituições de formação técnico-profissional, na revisão dos programas de ensino, na aquisição do
equipamento especializado, na formação dos professores e formadores nas vertentes psico-pedagógica e técnica para garantir o aprimoramento das metodologias de formação baseada em padrões de competência.

De acordo com Quincardete, trata-se de uma reforma profunda que conta com o envolvimento da sociedade civil, do sector produtivo, constituído pelos empregadores e trabalhadores, os quais, em parceria com o Governo, participam na gestão e nos vários processos ligados à implementação da Reforma da Educação Profissional.

“Este momento é uma oportunidade para reflectirmos sobre o percurso do nosso ensino técnico, analisando os sucessos alcançados bem como as insuficiências que ainda persistem para podermos, com clareza, perspectivar o nosso futuro consolidando os aspectos positivos e melhorando as áreas onde ainda temos fraquezas. Neste contexto, durante a Semana do Ensino Técnico-Profissional cada instituição de ensino deve aproveitar para fazer uma reflexão sobre como é que a sua instituição desempenha o seu papel de formar; como é que a instituição estimula o envolvimento do sector produtivo e das comunidades na vida da escola, e como formar cidadãos profissionalmente competentes e empreendedores para permitir que as empresas e a economia sejam cada vez mais competitivas no contexto de integração regional e dos desafios impostos pela globalização”, disse.

Para melhor se darem a conhecer as instituições do Ensino Técnico-Profissional abrem-se esta semana ao público como forma de mostrar as suas potencialidades na formação dos jovens moçambicanos, contrariando, assim, o paradigma de que este ramo de ensino é dos menos cotados para a formação dos moçambicanos.

Durante muito tempo o Ensino Técnico-Profissional foi relegado pelos estudantes e seus encarregados de educação em detrimento do Ensino Secundário Geral.

Nos dias que correm o cenário se inverteu, estando as 113 unidades deste ramo de ensino, de entre institutos médios, escolas básicas e profissionais, a acolher e formar milhares de jovens moçambicanos em diferentes ramos. Ramos agrário, industrial e comercial, incluindo hotelaria e turismo, são algumas das formações actualmente ministradas no país.

Cerimónias de lançamento da Semana do Ensino Técnico-Profissional no país decorreram simultaneamente nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. Na capital do país o acto foi dirigido pelo director nacional do Ensino Secundário, Ivaldo Quincardete, tendo na cidade da Beira o evento sido orientado pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, e em Nampula pelo director nacional do Ensino Técnico-Profissional, Gilberto Botas.

A Semana do Ensino Técnico-Profissional realiza-se sob o lema “Mais Técnicos, Novas Profissões com Competências para Moçambique em Constante Desenvolvimento”.

É uma semana de escola aberta durante a qual várias actividades vão ter lugar com a participação de empresas, pais, encarregados de educação, sociedade civil e comunidade em geral. É a semana do reforço da interacção entre a escola e a comunidade.

Nenhum comentário: