terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moçambique/CPLP: Quadros capacitados sobre políticas de finanças

16 setembro 2014, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

A capital moçambicana, Maputo, é desde ontem até sexta-feira palco de um workshop sobre políticas de finanças e investimento em África promovido pelo Instituto de Formação e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR), destinado aos estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), visando criar potencialidades de desenvolvimento.

O almejado desenvolvimento para a África lusófona, para além de ser sócio economicamente viável, deverá ser inclusivo e sustentável, alicerces que constituem a base fundamental para a estabilidade.

O sentimento foi expresso
ontem, em Maputo, a margem da sessão de abertura do seminário por Osvaldo Agattiello, consultor de finanças e investimento na UNITAR, que anotou a importância de os países africanos, em particular os da CPLP, organizar o seu investimento de uma maneira responsável e sustentável.

Segundo Agattiello, os países africanos têm realidades diversas, todavia existem mecanismos comprovados e importantes que estão a disposição das respectivas autoridades, em particular, o papel que o sector privado pode desempenhar.

“Uma das licções da nova economia mundial é o sector privado e a importância dos países emergentes como a China e a Índia, bem como outros que são fontes de possibilidades de financiamento neste ramo”, disse o consultor.

Os países lusófonos devem, segundo a fonte, concentrar os esforços nas áreas onde os países podem ter resultados imediatos, porém não esquecer as possibilidades de longo termo e para isso devem ter políticas de concertação.


O seminário de cinco dias é organizado pelo UNITAR em parceria com Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA).

Nenhum comentário: