quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Moçambique/Lançada marca nacional de viaturas

24 setembro 2014,Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

A primeira marca moçambicana de automóveis, denominada “Matchedje”, foi ontem oficialmente lançada no mercado nacional.

Trata-se de uma iniciativa da empresa Matchedje Motor, que conta com capitais chineses.
Carlo Nizia, director de Vendas da Matchedje Motor, disse em conferência de imprensa, na província de Maputo, que o lançamento se enquadra no âmbito das celebrações do 50.º aniversário das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que amanhã se comemora, estando
nesse contexto prevista uma oferta especial onde 100 viaturas todo-terreno cabine dupla de deslocamento de 2.8 litros, cujo preço original é de 750 mil meticais, serão vendidas por 595 mil meticais.

O projecto Matchedje Motor consiste numa fábrica onde numa primeira fase estão a ser montados cerca de 30.000 veículos, entre automóveis todo-o-terreno e autocarros para o transporte de passageiros, para além de motorizadas eléctricas.

O plano é que a segunda fase ocorra nos próximos dois anos (2015-2016), onde se prevê que a fábrica tenha uma capacidade produtiva de 100.000 unidades, com oficinas de pintura, soldadura e outras infra-estruturas.

Num terceiro período (2017-2020) prevê-se a produção de 500.000 veículos de todos os tipos, incluindo a produção de vários tipos de acessórios para automóveis.

“A Matchedje Motor vai estabelecer também um Plano de Formação em Mecânica, Química, Indústria Electrónica e Indústria Automóvel para quadros moçambicanos. Esta fase trará uma profunda mudança de vida para o povo moçambicano, pois, depois de concluída, a expectativa é de que a produção anual seja de cerca de 150 mil milhões de dólares”, disse Carlo Nizia.

De referir que o projecto começou a ser implementado há três anos e enquadra-se no âmbito da cooperação entre os governos de Moçambique e da China.

Nenhum comentário: