24
setembro 2014,Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)
A primeira marca moçambicana de automóveis, denominada
“Matchedje”, foi ontem oficialmente lançada no mercado nacional.
Trata-se de uma iniciativa da empresa Matchedje Motor,
que conta com capitais chineses.
Carlo Nizia, director de Vendas da Matchedje Motor,
disse em conferência de imprensa, na província de Maputo, que o lançamento se
enquadra no âmbito das celebrações do 50.º aniversário das Forças Armadas de
Defesa de Moçambique, que amanhã se comemora, estando
nesse contexto prevista
uma oferta especial onde 100 viaturas todo-terreno cabine dupla de deslocamento
de 2.8 litros, cujo preço original é de 750 mil meticais, serão vendidas por
595 mil meticais.
O projecto Matchedje Motor consiste numa fábrica onde
numa primeira fase estão a ser montados cerca de 30.000 veículos, entre automóveis
todo-o-terreno e autocarros para o transporte de passageiros, para além de
motorizadas eléctricas.
O plano é que a segunda fase ocorra nos próximos dois
anos (2015-2016), onde se prevê que a fábrica tenha uma capacidade produtiva de
100.000 unidades, com oficinas de pintura, soldadura e outras infra-estruturas.
Num terceiro período (2017-2020) prevê-se a produção
de 500.000 veículos de todos os tipos, incluindo a produção de vários tipos de
acessórios para automóveis.
“A Matchedje Motor vai estabelecer também um Plano de
Formação em Mecânica, Química, Indústria Electrónica e Indústria Automóvel para
quadros moçambicanos. Esta fase trará uma profunda mudança de vida para o povo
moçambicano, pois, depois de concluída, a expectativa é de que a produção anual
seja de cerca de 150 mil milhões de dólares”, disse Carlo Nizia.
De referir que o projecto começou a ser implementado
há três anos e enquadra-se no âmbito da cooperação entre os governos de
Moçambique e da China.
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